Home / Opinião

OPINIÃO

Acessamos tudo, sabemos nada

Não tem jeito! Estamos em uma era em que tudo parece estar diminuindo de tamanho: os televisores, os computadores, os celulares, nosso poder de compra, nossa paciência... Mas o que me preocupa mesmo é a diminuição do conhecimento, que muitos acreditam (erroneamente) ser a mesma coisa que informação.

Com as novas tecnologias, principalmente as redes sociais, temos centenas de informações, diariamente, em um curto período de tempo. A maioria  do que vemos se baseia em pequenas frases ou imagens que são “roladas para baixo” em questão de segundos, o que acaba por banalizar os conteúdos, além de nos tornar preguiçosos.

Um texto com mais de dez linhas se transforma em “textão”. Um vídeo com mais de 10 minutos é considerado cansativo, isso quando não se trata de entretenimento, já que Game Of Thrones tem aproximadamente uma hora de duração (que fique claro, eu amo a série).

Faz-se necessária a noção de que somente o acesso à informação, não faz de ninguém conhecedor: a mera informação, perdida na “linha do tempo”, não possui grande valor se, quando necessário, não soubermos aplicá-la utilmente em nossa vida.

Há quem defenda que a partir das novas tecnologias, não precisamos guardar conteúdos e sim saber onde encontra-los, mas, se de fato esse entendimento estiver correto, não iremos nos tornar marionetes controladas por máquinas que sabem tudo, enquanto nós, não saberemos de nada?

“Como conviver socialmente”. Pesquisar.

(Victor Fernandes, docente e advogado, especialista em Direito e Processo Civil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias