Home / Opinião

OPINIÃO

Uma festa para ficar na memória do trabalhador

Uma ver­da­dei­ra fes­ta de­mo­crá­ti­ca. As­sim de­fi­no a 7ª Fes­ta do Tra­ba­lha­dor re­a­li­za­da nes­te do­min­go, 1° de maio, da­ta em que se co­me­mo­ra o Dia In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho, em uma área lo­ca­li­za­da à Ave­ni­da Rio Ver­de, em fren­te ao Ter­mi­nal Cru­zei­ro do Sul. Re­a­li­za­do pe­la For­ça Sin­di­cal Go­i­ás, o even­to foi mar­ca­do pe­la ale­gria dos mais de 50 mil tra­ba­lha­do­res que pas­sa­ram pe­lo lo­cal.

A re­a­li­za­ção con­tou com apoi­os do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB), do pre­fei­to de Go­i­â­nia (PT), bem co­mo do pre­fei­to de Apa­re­ci­da, Ma­gui­to Vi­le­la (PMDB), além dos sin­di­ca­tos e fe­de­ra­ções li­ga­dos à For­ça Sin­di­cal, bem co­mo de ou­tros pa­tro­ci­na­do­res. Dis­cur­so ide­o­ló­gi­co, as­sim co­mo elei­to­ral, não cons­tou da pau­ta do even­to. Ca­da po­lí­ti­co que com­pa­re­ceu fez ape­nas sa­u­da­ção ao tra­ba­lha­dor, en­fa­ti­zan­do a lu­ta de­le por me­lho­ri­as pa­ra a ca­te­go­ria.

Por­tan­to, foi um dia fes­ti­vo, mas tam­bém de lu­tas, ha­ja vis­ta que o le­ma do even­to foi es­te: “Ge­rar Em­pre­gos e Ga­ran­tir Di­rei­tos”. Em ci­ma des­se slo­gan, pau­ta­ram as fa­las dos sin­di­ca­lis­tas e dos po­lí­ti­cos que com­pa­re­ce­ram pa­ra pres­ti­gi­ar a gran­de re­a­li­za­ção da For­ça Sin­di­cal Go­i­ás, sob a pre­si­dên­cia do jo­vem lí­der sin­di­cal e po­lí­ti­co, Ro­dri­go Car­ve­lo, o Ro­dri­gão. Os mem­bros da en­ti­da­de em ní­vel na­ci­o­nal que vi­e­ram pa­ra a fes­ta fi­ze­ram ques­tão de cum­pri­men­tar a Di­re­to­ria da For­ça Sin­di­cal Go­i­ás pe­la or­ga­ni­za­ção do gran­di­o­so even­to.

Os tra­ba­lha­do­res usu­fru­í­ram de bons shows, a mai­o­ria exe­cu­ta­do por jo­vens ta­len­tos que ain­da não ex­pe­ri­men­ta­ram o su­ces­so, aos exem­plos dos can­to­res Rayan Bar­re­to e Da­ni­lo Hud­son. Tam­bém foi re­a­li­za­do um sor­teio de cin­co mo­tos e um car­ro HB20 OKM aos pre­sen­tes. Foi, sem dú­vi­da, um 1º de maio que fi­ca­rá gra­va­do na me­mó­ria dos tra­ba­lha­do­res e tra­ba­lha­do­ras que par­ti­ci­pa­ram des­se 7ª Fes­ta do Tra­ba­lha­dor pro­mo­vi­da pe­la For­ça Sin­di­cal Go­i­ás. Ti­ve o pri­vi­lé­gio de cir­cu­lar en­tre eles e cons­ta­tar no ros­to de ca­da um uma ale­gria ra­di­an­te.

A For­ça Sin­di­cal Go­i­ás já ha­via re­a­li­za­do es­se mes­mo even­to nas ci­da­des de Rio Ver­de, Aná­po­lis, Ca­ta­lão, Itum­bi­a­ra, Cal­das No­vas e Lu­zi­â­nia, mas es­ta fes­ta re­a­li­za­da nas me­di­a­ções de Apa­re­ci­da e Go­i­â­nia foi a mai­or já re­a­li­za­da até ho­je. E Ro­dri­gão já as­su­miu com­pro­mis­so de re­a­li­zar ou­tra mai­or ain­da em 2017. As­se­gu­rou que a co­me­mo­ra­ção, do­ra­van­te, se­rá so­men­te na Ca­pi­tal, aten­den­do os tra­ba­lha­do­res de to­do o Es­ta­do.

E, atra­vés des­te, cum­pri­men­to to­da a Di­re­to­ria da For­ça Sin­di­cal Go­i­ás, na pes­soa de Eu­rí­pe­des Rap­ha­el Maia, que é vi­ce-pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Em­pre­ga­dos no Co­mér­cio no Es­ta­do de Go­i­ás (Se­ceg), uma das en­ti­da­des que con­tri­bu­í­ram efe­ti­va­men­te pa­ra o su­ces­so do even­to, ao exem­plo da Fe­de­ra­ção dos Tra­ba­lha­do­res no Co­mér­cio nos Es­ta­dos de Go­i­ás e To­can­tins (Fe­tra­com/GO/TO).

A pro­pó­si­to, a For­ça Sin­di­cal Na­ci­o­nal, que é fa­vo­rá­vel ao im­pe­achment da pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff, re­a­li­zou es­sa fes­ta em pra­ti­ca­men­te to­das as ca­pi­tais do Bra­sil. E, com o even­to, além de con­so­li­dar e am­pli­ar as con­quis­tas da clas­se tra­ba­lha­do­ra, a en­ti­da­de dei­xou um re­ca­do cla­ro e con­tun­den­te pa­ra o go­ver­no: Os tra­ba­lha­do­res bra­si­lei­ros, pro­ta­go­nis­tas do de­sen­vol­vi­men­to na­ci­o­nal, não vão per­mi­tir, em hi­pó­te­se al­gu­ma, que, pa­ra sa­nar seus pró­prios er­ros e sua in­com­pe­tên­cia, se­jam pre­ju­di­ca­dos com a per­da de con­quis­tas al­can­ça­das com mui­ta lu­ta.

A For­ça Sin­di­cal de­fen­de, en­tre mui­tas ban­dei­ras, a ga­ran­tia dos em­pre­gos e dos di­rei­tos, uma re­for­ma pre­vi­den­ci­á­ria que não re­ti­re di­rei­tos, a cor­re­ção da ta­be­la do Im­pos­to de Ren­da, me­nos ju­ros, a va­lo­ri­za­ção dos apo­sen­ta­dos e a igual­da­de de opor­tu­ni­da­des pa­ra to­dos.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias