Home / Opinião

OPINIÃO

Juros compostos

Nin­guém com mó­di­co bom sen­so po­de ig­no­rar que a imen­sa in­sen­sa­tez, po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca, que se au­to­es­ti­mu­lou e em­pur­rou a so­ci­e­da­de pa­ra a an­gús­tia em que ho­je vi­ve, te­ve a sua ori­gem no ati­vis­mo vo­lun­ta­ris­ta de 2012 e agra­vou-se de­pois do pro­ces­so elei­to­ral de 2014. Adap­tan­do o ve­lho Bis­marck, to­dos sa­bem que nun­ca se men­te tan­to co­mo an­tes de uma elei­ção, du­ran­te uma guer­ra e de­pois de uma pes­ca­ria... Mas, na cam­pa­nha de 2014, Dil­ma exa­ge­rou. De­ci­diu “fa­zer o di­a­bo”, com pre­o­cu­pan­te des­pre­zo pe­la ver­da­de. Mer­ca­de­jou pro­gra­mas opor­tu­nís­ti­cos, mi­ra­bo­lan­tes e in­sus­ten­tá­veis. In­sis­tiu nu­ma crí­ti­ca des­le­al e fe­roz ao pro­gra­ma eco­nô­mi­co do seu ad­ver­sá­rio. Is­so te­ria si­do um pe­ca­do ve­ni­al se, ven­ce­do­ra, não se vis­se obri­ga­da a re­co­nhe­cer a re­a­li­da­de que es­con­de­ra e a exe­cu­tar o pro­gra­ma do ven­ci­do! Mais gra­ve, ela o fez sem um pe­di­do for­mal de des­cul­pas. Não se dig­nou se­quer a dar uma sa­tis­fa­ção àque­les a quem en­ga­na­ra e a ti­nham hon­ra­do com seus vo­tos, o que foi seu pe­ca­do ca­pi­tal. Ven­ceu sem gran­de­za e viu dis­si­par-se no ar to­da a cre­di­bi­li­da­de que pre­ci­sa­ria pa­ra ad­mi­nis­trar o Pa­ís.

Em se­gui­da, com seu pro­ta­go­nis­mo for­te­men­te aba­la­do, me­teu-se nu­ma de­sas­tra­da in­ter­ven­ção na dis­pu­ta da pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra. Per­deu feio! Com­ple­tou-se, as­sim, o ci­clo de ab­so­lu­ta dis­fun­cio­na­li­da­de que de­ve­ria ter si­do um en­ten­di­men­to “in­de­pen­den­te e har­mô­ni­co” en­tre o Exe­cu­ti­vo e o Le­gis­la­ti­vo. Aos tran­cos e bar­ran­cos, com ine­fi­ci­en­tes me­ca­nis­mos de ju­di­cia­li­za­ção da po­lí­ti­ca e al­gu­ma po­li­ti­za­ção da Jus­ti­ça, imo­bi­li­zou-se a eco­no­mia bra­si­lei­ra, que so­freu em 2015 uma que­da es­pe­ta­cu­lar de 4,8% do PIB per ca­pi­ta e dei­xou 10 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos!

Di­an­te das fi­las de fun­cio­ná­rios pú­bli­cos da ati­va e apo­sen­ta­dos com sa­lá­ri­os atra­sa­dos, o que não se via há meio sé­cu­lo, não é mais pos­sí­vel ne­gar que o ní­vel de de­sin­te­gra­ção fis­cal da Uni­ão, dos es­ta­dos e dos mu­ni­cí­pios, com al­gu­mas ex­ce­ções, atin­giu ou­tra vez o pa­ro­xis­mo. A sa­u­dá­vel ex­pan­são cre­di­tí­cia ini­ci­a­da em 2003, que fa­ci­li­tou a ban­ca­ri­za­ção dos bra­si­lei­ros, es­ti­mu­lou o con­su­mo e au­men­tou a co­e­são so­ci­al, de­ve­ria ter fi­nan­cia­do tam­bém o in­ves­ti­men­to pú­bli­co, o que não acon­te­ceu. Gra­ças à ilu­são cri­a­da pe­lo apren­di­za­do do la­xis­mo fis­cal que a “con­ta­bi­li­da­de cri­a­ti­va” da Uni­ão lhes en­si­nou, fi­nan­cia­ram à so­ca­pa ape­nas um au­men­to fan­tás­ti­co das des­pe­sas de cus­teio.

O mais cru­el sím­bo­lo des­se pro­ces­so ir­res­pon­sá­vel é que até os ovos ain­da não pos­tos, que se­ri­am os royal­ti­es do pré-sal, fo­ram ma­gi­ca­men­te trans­for­ma­dos em ome­le­tes nu­ma ale­gre “far­ra fis­cal” que vi­o­len­tou, dia após dia, a Lei de Res­pon­sa­bi­li­da­de Fis­cal, con­tra a qual, ali­ás, o PT lu­tou bra­va­men­te sem ou­tro ar­gu­men­to a não ser a ne­ces­si­da­de de ser “con­tra”! A le­ni­ên­cia com os gas­tos de cus­teio e a mi­o­pia cur­to-pra­zis­ta es­tá no DNA do po­pu­lis­mo de­sin­for­ma­do e opor­tu­nis­ta. As­sis­ti­mos ao seu fim me­lan­có­li­co ago­ra que a re­ces­são ca­tas­tró­fi­ca que ele pro­du­ziu se aba­te so­bre a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra es­va­zia­da de es­pe­ran­ça.

É pre­ci­so lem­brar que, há me­nos de 20 anos, o go­ver­no fe­de­ral, por meio de con­tra­tos de fi­nan­cia­men­to com con­di­cio­na­li­da­des, as­su­miu a dí­vi­da de es­ta­dos e mu­ni­cí­pios pa­ra sal­vá-los da fa­lên­cia pro­du­zi­da pe­la má ad­mi­nis­tra­ção de su­as fi­nan­ças. De­pois de 2003, fo­ram tais as fa­ci­li­da­des cre­di­tí­cias e tão frou­xos os con­tro­les das con­di­cio­na­li­da­des que eles re­tor­na­ram ao abu­so das des­pe­sas de cus­teio. Ten­tam, ago­ra, ju­di­cia­li­zar o ve­lho con­tra­to, ape­sar de te­rem re­ce­bi­do uma pro­pos­ta de re­no­va­ção ra­zo­á­vel do mi­nis­tro Nel­son Bar­bo­sa, da Fa­zen­da, com no­vas e in­dis­pen­sá­veis con­di­cio­na­li­da­des. Co­mo de cos­tu­me, o PT as re­cu­sou...

Le­va­ram-se ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, o úl­ti­mo “ga­ran­te de nos­sas li­ber­da­des”, dú­vi­das so­bre o prin­cí­pio dos ju­ros com­pos­tos (que não são ju­ros so­bre ju­ros!), ins­ti­tu­i­ção im­plí­ci­ta no Có­di­go de Ha­mu­ra­bi, es­cri­to na Su­mé­ria há pe­lo me­nos 3,7 mil anos! É di­fí­cil en­con­trar pro­va mais con­cre­ta da in­ca­pa­ci­da­de da Uni­ão do que es­se re­cur­so. Quan­do até re­gras mi­le­na­res da ma­te­má­ti­ca fi­nan­cei­ra têm de ser sub­me­ti­das ao STF, é evi­den­te que a pos­si­bi­li­da­de de go­ver­nan­ça do Po­der Exe­cu­ti­vo se es­go­tou.

(Del­fim Net­to, for­ma­do pe­la USP, pro­fes­sor de Eco­no­mia, foi mi­nis­tro e de­pu­ta­do fe­de­ral)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias