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OPINIÃO

Goiânia, seus graves e múltiplos problemas!

En­tre os gra­ves e múl­ti­plos pro­ble­mas de atri­bu­i­ções da pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia es­tão os ser­vi­ços pú­bli­cos es­sen­ci­ais, co­mo o tran­spor­te co­le­ti­vo ur­ba­no, pa­vi­men­ta­ção, lim­pe­za, ilu­mi­na­ção, sa­ú­de (Cen­tro de Aten­di­men­to In­te­gral à Sa­ú­de, Cais) e se­gu­ran­ça, em­bo­ra es­ta se­ja de com­pe­tên­cia do Es­ta­do, quan­do a Uni­ão, que ar­re­ca­da tri­lhões de im­pos­tos, de­ve­ria co­la­bo­rar com as uni­da­des fe­de­ra­ti­vas e os mu­ni­cí­pios. Ali­ás, o go­ver­no fe­de­ral (Lu­la in­ves­ti­ga­do pe­la La­va Ja­to por im­pli­ca­ções no Men­sa­lão, Pe­tro­lão e em­prei­tei­ras ain­da não foi pre­so e quer ser mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil pa­ra ter fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, en­quan­to sua cri­a­tu­ra e ilu­sio­nis­ta faz o di­a­bo pa­ra se li­vrar do im­pe­achment, além de vá­rios se­na­do­res e de­pu­ta­dos amo­ra­is e aé­ti­cos, que vi­vem ato­la­dos na la­ma da cor­rup­ção en­dê­mi­ca).  E mais: o po­der cen­tral in­cor­re em cri­mes de le­sa-pá­tria, sa­que­an­do re­cur­sos do Pa­ís pa­ra so­cor­rer na­ções go­ver­na­das por di­ta­do­res, a exem­plo, en­tre ou­tros, de Gui­né Equa­to­ri­al, An­go­la, Ga­na, Cu­ba, Ve­ne­zu­e­la, Su­dão e Mo­çam­bi­que. No ca­so es­pe­cí­fi­co do des­go­ver­no Pau­lo Gar­cia (PT) na ca­pi­tal go­i­a­na, a po­pu­la­ção que mais so­fre e vi­ve an­gus­ti­a­da é a da pe­ri­fe­ria aban­do­na­da, on­de pre­do­mi­nam a au­sên­cia de as­fal­to, bu­ra­quei­ra, ma­ta­gal (ser­vin­do de es­con­de­ri­jo pa­ra ban­di­dos), la­ma­çal, a es­cu­ri­dão com as lâm­pa­das apa­ga­das, es­co­las dis­tan­tes e ou­tros des­ca­mi­nhos. Além da mí­dia im­pres­sa, as emis­so­ras de te­le­vi­são, a to­do mo­men­to, mos­tram o que acon­te­ce na pe­ri­fe­ria de­sas­sis­ti­da pe­la  Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia. O te­les­pec­ta­dor (a), que a tu­do as­sis­te, fi­ca con­do­í­do com os jus­tos cla­mo­res da po­pu­la­ção pe­ri­fé­ri­ca (mu­lhe­res, cri­an­ças, ado­les­cen­tes, ho­mens, ido­sos e até ani­mais). Es­se de­plo­rá­vel es­ta­do de coi­sas não po­de con­ti­nu­ar, se­nhor Pre­fei­to, exi­gin­do so­lu­ções a cur­to e mé­dio pra­zos!

Ou­tro ce­ná­rio an­gus­ti­an­te na vi­da de Go­i­â­nia é quem de­pen­de do tran­spor­te co­le­ti­vo, ou se­ja, a mai­o­ria da po­pu­la­ção da ca­pi­tal e da re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na. Os co­le­ti­vos ur­ba­nos são de uma pre­ca­ri­e­da­de sem pre­ce­den­tes, ten­do em vis­ta a es­cas­sez de ôni­bus, que são de pés­si­ma qua­li­da­de, além dos ter­mi­nais e dos pon­tos, es­tes, na sua  mai­o­ria, a céu des­co­ber­to e vá­rios de­les até no meio do ma­ta­gal. Além des­sas de­fi­ci­ên­cias, pre­va­le­ce o mo­no­pó­lio dos ôni­bus, pois na re­a­li­da­de não há con­cor­rên­cia nos ser­vi­ços de tran­spor­te co­le­ti­vo de Go­i­â­nia, o que re­sul­ta em sé­rios tran­stor­nos à mul­ti­dão usu­á­ria. O su­fo­co no in­te­ri­or dos ôni­bus é de tal mon­ta que, não ra­ro, usu­á­rios são ví­ti­mas de fur­tos e rou­bos, pois os pro­pri­e­tá­rios dos ôni­bus não se pre­o­cu­pam em man­ter se­gu­ran­ças es­pe­cia­li­za­das nas li­nhas do tran­spor­te co­le­ti­vo. Re­gis­tre-se, po­rém, que os ser­vi­ços ao lon­go do ei­xo da Anhan­gue­ra, de atri­bu­i­ção do Es­ta­do, com os ôni­bus mai­o­res da Me­tro­bus, são de me­lhor qua­li­da­de, além de su­as es­ta­ções mais es­pa­ço­sas. A pro­pó­si­to de co­le­ti­vos ur­ba­nos, um fa­to his­tó­ri­co ex­pres­si­vo é que o sa­u­do­so ex-go­ver­na­dor Hen­ri­que San­til­lo ti­nha o ob­je­ti­vo de im­plan­tar na Ca­pi­tal go­i­a­na o Me­trô de su­per­fí­cie, não ob­stan­te se tra­tar de ser­vi­ço pú­bli­co de atri­bu­i­ção do mu­ni­cí­pio. O go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, há al­guns anos, de­ter­mi­nou es­tu­dos pa­ra cons­tru­ir o Me­trô na Gran­de Go­i­â­nia, mas en­con­trou ob­stá­cu­los fe­de­ra­is pa­ra le­var avan­te seu re­le­van­te pro­je­to. Ago­ra, o pre­fei­to Pau­lo Gar­cia co­gi­ta das obras do BRT (Bus Ra­pid Tran­sit em in­glês, ou se­ja, ôni­bus rá­pi­do) com o tra­je­to en­tre a Pra­ça do Tra­ba­lha­dor e Ave­ni­da Go­i­ás Nor­te, o que não é a so­lu­ção pa­ra o tran­spor­te de mas­sa. O tem­po di­rá se es­ta­mos equi­vo­ca­dos ou não.

Ali­ás, há dé­ca­das, vol­ta­mos as aten­ções pa­ra os pro­ble­mas so­ci­ais co­mo que ins­pi­ra­do nas pre­o­cu­pa­ções so­ci­ais do sa­u­do­so con­ter­râ­neo, o ta­len­to­so es­cri­tor ala­go­a­no Gra­ci­li­a­no Ra­mos. As­sim é que, em nos­so li­vro “Me­mó­ri­as de Ar­ti­gos” (co­le­tâ­nea de 1970 a 2012), en­tre ou­tras ques­tões so­ci­ais, sem­pre de­fen­de­mos a im­plan­ta­ção do Sis­te­ma In­te­gra­do de Tran­spor­te Ur­ba­no de Go­i­â­nia. Em1976 (lá se vão 4 dé­ca­das), es­cre­ve­mos 6 ar­ti­gos, pos­tu­lan­do o tran­spor­te de mas­sa na ca­pi­tal de Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra. A 22 de mar­ço de 1998 (há 16 anos), o ar­ti­go “Por que não o Me­trô em Go­i­â­nia?”. Em 29 de de­zem­bro de 2009, o ar­ti­go” Me­trôs e não Trem-Ba­la”. Até por­que os mai­o­res cen­tros ur­ba­nos mun­di­ais, a exem­plo de No­va York, Pa­ris, Tó­quio, Lon­dres, To­ron­to (Ca­na­dá) e Bu­e­nos Ai­res dis­põ­em de seus me­trôs, en­quan­to no Bra­sil os te­mos em São Pau­lo, Rio de Ja­nei­ro, Por­to Ale­gre, Re­ci­fe, Be­lo Ho­ri­zon­te e Bra­sí­lia. No­te-se que Go­i­â­nia, com 83 anos não tem Me­trô, en­quan­to Bra­sí­lia, com ape­nas 56 anos, já con­ta com es­se mo­der­no meio de tran­spor­te co­le­ti­vo. Na ver­da­de, o Me­trô de su­per­fí­cie, ade­qua­do à ge­o­gra­fia da Ca­pi­tal go­i­a­na, com sua re­de de es­ta­ções, se­rá a so­lu­ção pa­ra o nos­so tran­spor­te de mas­sa e não o BRT co­mo pre­ten­de o atu­al Pre­fei­to.

Ou­tro pro­ble­ma que ator­men­ta a po­pu­la­ção go­i­a­ni­en­se são as mi­lha­res de lâm­pa­das apa­ga­das nos di­ver­sos bair­ros da ca­pi­tal, no­ta­da­men­te na sua pe­ri­fe­ria, o que es­tá sen­do ne­gli­gen­ci­a­do pe­lo che­fe do Exe­cu­ti­vo mu­ni­ci­pal. En­quan­to o Le­gis­la­ti­vo, à ex­ce­ção de al­guns ve­re­a­do­res, pou­co se in­te­res­sa pe­la so­lu­ção des­se la­men­tá­vel des­con­tro­le, o atu­an­te pro­mo­tor Fer­nan­do Krebs su­ge­re ao pre­fei­to pro­vi­dên­cias ime­di­a­tas pa­ra re­sol­ver o gra­ve pro­ble­ma sob pe­na de to­mar me­di­das ju­di­ci­ais con­tra o man­da­tá­rio de Go­i­â­nia. Ain­da mais por­que se tra­ta de um se­tor pú­bli­co es­sen­cial  que o pre­fei­to Pau­lo Gar­cia não po­de fa­zer “ta­bu­la ra­sa”, dei­xan­do a po­pu­la­ção na es­cu­ri­dão. O pre­fei­to, que é mé­di­co, tam­bém tem o de­ver de me­lho­rar o aten­di­men­to à sa­ú­de no seu cam­po de atri­bu­i­ções, so­bre­tu­do aper­fei­ço­ar a as­sis­tên­cia à po­pu­la­ção po­bre. Os Cais, por exem­plo, de­vem ser mul­ti­pli­ca­dos nos bair­ros pa­ra me­lhor ser­vir à po­pu­la­ção ca­ren­te, ao mes­mo tem­po em que o Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de, da com­pe­tên­cia fe­de­ral, de­ve ser aper­fei­ço­a­do. O Hos­pi­tal de Ur­gên­cias Go­ver­na­dor Otá­vio La­ge (Hu­gol) e o Hos­pi­tal de Ur­gên­cia de Go­i­â­nia, am­bos da ges­tão pú­bli­ca do Es­ta­do, so­bre­tu­do o pri­mei­ro, são mo­de­los de aten­di­men­to e de­vem ser­vir de exem­plos à mu­ni­ci­pa­li­da­de go­i­a­ni­en­se. Tam­bém são re­fe­rên­cias na sa­ú­de es­ta­du­al o Cen­tro de Re­a­bi­li­ta­ção e Re­a­dap­ta­ção Hen­ri­que San­til­lo, San­ta Ca­sa de Mi­se­ri­cór­dia de Go­i­â­nia, cons­tru­í­do na épo­ca de sua ben­fei­to­ra, do­na Ger­ci­na Bor­ges Tei­xei­ra, con­si­de­ra­da a “Mãe dos Po­bres”, es­po­sa do fun­da­dor de Go­i­â­nia, Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra; Pron­to So­cor­ro Psi­qui­á­tri­co Was­sily  Chuc,  o Cen­tro Ma­ter­no-In­fan­til  ini­ci­a­do no go­ver­no Otá­vio La­ge (a 19 de ou­tu­bro de 1971 es­cre­ve­mos o ar­ti­go  “Por que a de­mo­ra do Cen­tro Ma­ter­no?”) e o Hos­pi­tal Ge­ral de Go­i­â­nia. Quan­to à se­gu­ran­ça pu­bli­ca, o ar­ti­go 144 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral  de­ve ser re­for­mu­la­do pa­ra tor­ná-la tam­bém de­ver da Uni­ão e dos mu­ni­cí­pios, já que é da res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos. En­fim, na ver­da­de, no  ca­so par­ti­cu­lar de Go­i­â­nia, a ca­pi­tal go­i­a­na con­ti­nua com seus gra­ves e múl­ti­plos pro­ble­mas, o que ja­mais po­de pre­va­le­cer!

PS: Mi­nei­ro de Di­a­man­ti­na, o en­tão  pre­si­den­te Jus­ce­li­no Ku­bitschek  de Oli­vei­ra, que era mé­di­co, es­co­lheu a me­mo­rá­vel da­ta de 21 de Abril de 1960 pa­ra mu­dar a ca­pi­tal fe­de­ral pa­ra Bra­sí­lia em jus­ta  ho­me­na­gem pós­tu­ma a Jo­a­quim Jo­sé da Sil­va Xa­vi­er –Ti­ra­den­tes - (1746-1792), o pro­to­már­tir da In­de­pen­dên­cia  do Bra­sil  do ju­go de Por­tu­gal.  O so­nho de Ti­ra­den­tes foi con­cre­ti­za­do por d. Pe­dro I a 7 de se­tem­bro de 1822 às mar­gens do ri­a­cho Ipi­ran­ga, em São Pau­lo, com o his­tó­ri­co gri­to “In­de­pen­dên­cia ou Mor­te”.  A Re­pú­bli­ca tam­bém con­si­de­rou Ti­ra­den­tes he­rói e o 21 de abril fe­ri­a­do na­ci­o­nal. Atra­vés da Lei 4.897, de 9/12/1965, san­ci­o­na­da pe­lo en­tão pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, ma­re­chal  Hum­ber­to de Alen­car Cas­te­lo Bran­co, que exer­ceu a che­fia do es­ta­do-mai­or no go­ver­no do pre­si­den­te Jo­ão Gou­lart (ju­lho de 1956) e que par­ti­ci­pou, na Itá­lia, da Se­gun­da Gran­de Guer­ra Mun­di­al (1939-1945), de­cla­rou Ti­ra­den­tes “Pa­tro­no Cí­vi­co da Na­ção bra­si­lei­ra”.  O ma­re­chal Cas­te­lo Bran­co, ce­a­ren­se  de  Me­ce­ja­na,  foi elei­to pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca pe­lo Con­gres­so Na­ci­o­nal em 15 de abril de 1964 e te­ve seu go­ver­no re­co­nhe­ci­do in­ter­na­cio­nal­men­te.

(Ar­man­do Aci­o­li é jor­na­lis­ta e for­ma­do em Di­rei­to pe­la UFG)

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