Home / Opinião

OPINIÃO

A vitória da ética e da esperança

Que seja a nossa primeira expressão uma súplica humilde e fervorosa ao Grande Arquiteto do Universo, para que Ele nos inspire a escrever com proveito e sem ferir ou magoar quem quer que seja.   Ousamos com humildade e profundo respeito aos demais concorrentes saudar calorosa e efusivamente a chapa “OAB que queremos” por sua retumbante e incontestável vitória nas últimas eleições da Subseção Goiana da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aguardado com alvissareira esperança e imensa expectativa o democrático e concorrido pleito eleitoral realizado em 27 de novembro de 2015, no Centro de Convenções e Eventos de Goiânia consolidou a conquista de uma legítima aspiração da Advocacia de Goiás. Protagonistas de um processo evolutivo de mudança e de transformação as advogadas e os advogados  goianos decidiram soberana, livre e democraticamente promover a alternância de poder na respeitável instituição que os representa.

Levando em sua bagagem o discurso de uma campanha ética, propositiva e transformadora, o ilustre advogado e laureado professor Lúcio Flávio de Siqueira Paiva percorreu o Estado de ponta a ponta esposando com clareza e precisão seu notável Plano de Governo. Ao fazê-lo com serena coragem, sabedoria e raríssima competência, logo convenceu e conquistou a confiança e de consequência o apoio da grande maioria dos esclarecidos e conscientes eleitores da Advocacia Goiana.

Em tempo de transição planetária quando só a verdade ficará de pé, um nobre e abençoado sentimento de mudança e transformação invadiu e passou a reinar altivo e soberano na mente e no coração dos operadores do direito que como advogados militam em todas as comarcas goianas. E foi estribado na ética e nos princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, norteadores da conduta das almas que ainda jornadeiam por nossa nave planetária, que Lúcio Flávio viu florescer seu nobre ideal de comandar administrativamente a OAB de Goiás. Emulado por um enorme desejo de fazer avançar na direção do bem nossa veneranda instituição viu-se ele compelido a atender o clamor de seus pares e candidatar à presidência da Ordem.

Candidato ousado e audacioso arquitetou um muito bem urdido plano de governo, e percorreu Goiás de ponta a ponta esposando com sabedoria e competência as ideias da sua mensagem revolucionária e transformadora. Sereno e equilibrado esparziu as luzes da esperança anunciando a chegada de uma nova era que haveria de iluminar os turvos caminhos e resgatar a ética e a credibilidade da OAB de Goiás.

Um nobre e venerando sentimento de renovação e mudança invadiu e contagiou plenamente o inconsciente coletivo de uma classe ávida por ser novamente honrada e dignamente representada por quem ela acredita que jamais trairá a sua confiança.  Ao tornar-se pública sua “Carta Programática” a chapa a “OAB que queremos,” explicitou com clareza e simplicidade os princípios básicos norteadores da conduta de sua eventual administração.

Sábio e inteligente antes de ser eleito primeiro mandatário de nossa veneranda instituição Lúcio Flávio promoveu em entrevistas e no debate público a defesa sistemática de sua brilhante e convincente proposta administrativa, conquistando a confiança e o voto de quem haveria de consagrá-lo em pleito laico, republicano e democrático. Inteligente e perspicaz, logo após sua retumbante, democrática, incontestável e consagradora vitória nas urnas com a expressiva votação de nove mil, seiscentos e vinte e três (9.623) sufrágios teve a humildade de vir a público cumprimentar seus concorrentes, agradecer sua imensa legião de eleitores e reafirmar seu abençoado propósito de servir com denodo e dedicação a nobre e hoje orgulhosa Advocacia de Goiás. Ainda emulado pelas sublimes emoções da consagradora vitória e envolto naquele ambiente relacional de fraterna convivência veio a lume reafirmar seu compromisso de resgatar a honra e a dignidade da OAB de Goiás antes combalida e desacreditada. Responsável reafirmou-se mais uma vez compromissado com o resgate ético e histórico da OAB, a gestão democrática e transparente, a advocacia em primeiro lugar e a OAB para todos e sem fronteiras.

Sereno e equilibrado, o presidente da renovação e da mudança estribado na vontade livre e soberana de seus pares chegou como fonte geradora de esperanças para quebrar paradigmas e mudar o foco do poder temporal na então desventurada OAB de Goiás.

E foi na linha deste raciocínio que ele ousou reafirmar textual e publicamente, com a mais absoluta convicção que: “A OAB será a voz da população.” Orgulhosamente ufana-nos ouvi-lo dizer que “Minha ideologia é a Constituição da República e meu partido político é a Advocacia de Goiás”.

A nós nos parece que a sua é uma crença inabalável e a mais absoluta convicção de que a Carta Magna representa o instrumento mais adequado para equacionar e dirimir todos os problemas políticos, econômicos, sociais e morais desta nossa abençoada terra do Cruzeiro. Arrimado na adoção desta simpática, histórica e heroica postura republicana ousamos afirmar que a sua foi a Vitória da Ética, da Fé, do Amor e da Esperança.

O momento tormentoso da gloriosa transição planetária quando a humanidade encontra-se abrigada no pálio generoso da misericordiosa lei da destruição autoriza-nos a imaginar que é chegado o tempo de entendermos que não existe amor sem justiça e caridade, caridade sem amor e justiça e justiça sem amor e caridade. Urge humanizar, fraternizar e cristianizar a prática da Justiça. Urge rever nossas atuações profissionais em nome da ética, da verdade, da esperança, do amor, da fraternidade e da paz universal.

Altaneira e soberana pairam sob o céu das nossas almas desejosas de encontrar a luz do saber e do conhecimento a imensa expectativa e a alvissareira esperança de que a chegada da nova era assinala com a perspectiva de um novo amanhecer para a história da Advocacia de Goiás.

(Irani Inácio de Lima, presidente da Associação Jurídico Espírita de Goiás - [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias