Home / Opinião

OPINIÃO

Hutrin: avanços

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) tem se modernizado em todos os sentidos. Com respeito, dedicação, aplicação rigorosa dos recursos públicos e foco no atendimento humanizado, o hospital vem alcançando resultados positivos tanto em termos quantitativos e qualitativos. Em 2016 a unidade completa dez anos, vivenciando uma nova era, marcada pelo respeito e tratamento digno aos usuários.

Para se ter uma ideia, somente de janeiro até o final da primeira quinzena de dezembro deste ano, foram computados mais de 100 mil atendimentos ambulatoriais e de emergência no Hutrin. O número expressivo comprova o salto histórico do hospital, pois, se comparado à população total de Trindade (104 mil habitantes), pode-se concluir que mais de 90% dos moradores do município passaram pela unidade.

Quem esteve no Hutrin este ano, seja como paciente ou acompanhante, notou uma completa transformação, que foi iniciada em 2013, com o prefeito Jânio Darrot, e logo após, por meio da administração da organização social (OS) Instituto Gerir, que assumiu a gestão do hospital em abril de 2014. Vivenciamos um novo capítulo na história da saúde em Trindade. Uma realidade nova, conquistada com muito trabalho, suor e determinação. É importante frisar que Secretaria Estadual de Saúde, além de nos dar autonomia, também não tem medido esforços para garantir o pleno funcionamento da unidade.

Em pouco mais de um ano, ampliamos a capacidade de atendimento e implantamos planejamentos e estratégias. O Hutrin conta com uma clínica médica formada por profissionais extremamente comprometidos com a saúde do paciente. O mesmo se pode dizer a respeito das equipes de enfermagem, farmácia, administrativa, manutenção e de outros diversos setores do hospital, que funcionam como uma grande engrenagem.

Uma ampla equipe de médicos especializados atua no Hutrin, em regime de plantão, durante 24 horas, com atenção aos casos de baixa e média complexidade. O Hutrin presta, diariamente, atendimento ambulatorial de ortopedia, com realização de atendimento em urgências em traumatologia, e também nas especialidades de pediatria, psicologia, cardiologia, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral.

Hoje, o hospital dispõe de um moderno controle de pacientes, por meio do uso do Prontuário Eletrônico, que possibilita um acompanhamento mais completo e um tratamento mais eficaz. Em 2015, realizamos mais de 3 mil procedimentos cirúrgicos. Vale ainda destacar que no Hutrin são realizados consultas emergenciais, exames laboratoriais diversos, eletrocardiograma, ecocardiografia, raios-X e vacinação em geral. Mensalmente, são feitos mais de 15 mil atendimentos de apoio diagnóstico e terapêutico.

Diariamente, o hospital tem promovido cursos de capacitação e orientação para seus profissionais, reforçando suas habilidades e conhecimentos para o pleno desenvolvimento de suas atividades. Neste ano tivemos ainda a reforma completa do espaço físico da unidade e a ampliação do setor administrativo, bem como a construção de um novo abrigo para resíduos sólidos, e a instalação da sala de ar comprimido e de uma nova cozinha e refeitório.

Neste ano que se finda, só temos a agradecer. A Deus, pela oportunidade. Aos colaboradores, pelos serviços prestados. Ao Instituto Gerir, por acreditar na unidade e possibilitar a implantação das mudanças necessárias. E ao Governo do Estado, por tratar a saúde pública com responsabilidade. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!

(Daniel Cabriny, cirurgião-geral e diretor-geral do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin))

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias