Home / Opinião

OPINIÃO

É Natal!

Apesar de ter perdido a sua essência, o Natal ainda continua sendo uma data muito comemorada entre os cristãos. O dia 25 de dezembro não representa exatamente a data em que Jesus de fato nasceu. Mas isso não importa muito, exatamente porque são poucos os que ainda lembram do verdadeiro aniversariante.

O Natal é comemorado no mundo todo não somente entre aqueles que ainda acreditam que Jesus foi enviado por Deus para pagar o preço dos nossos pecados e que por isso, tornou-se homem, sentiu todos os nossos sentimentos, fraquezas, alegrias, tristezas, decepções, desejos, enfim, carregou sobre si tudo aquilo que é da natureza humana. O natal também é comemorado também por aqueles que acham que Cristo foi somente um ser superior em sabedoria, mas com nada de divino e muito mais parecido com alguém iluminado que veio a terra, ficou por aqui algum tempo, ensinou muita coisa boa e foi injustamente morto na cruz.

Essas são as figuras que nós temos de Jesus, o aniversariante que é lembrado por sua bondade, pelos milagres realizados, pela sua essência divina por ser filho de Deus e ter morrido pelos pecados de quem jamais poderiam pagá-los. Por outro lado, Cristo tem deixado de ser lembrado em muitos lares. O natal passou a ser apenas uma data comemorativa, como outra qualquer, e o bom velhinho, Papai Noel, tem muito mais destaque com seus presentes, ainda que não signifique nada em termos de salvação das pessoas.

A ceia é bem-vinda e tradicional nos lares brasileiros, natal também é isso, convidar amigos e familiares para compartilharem a alegria pelo nascimento do Cristo. Lembrando sempre que Cristo jamais se eximiu de participar de comemorações, festas e se alegrar com o povo. Mas também, deixou claro que os exageros deveriam ser evitados. Não se tem notícia de um Jesus extravagante, sempre foi discreto, mesmo em público e usou de sua sabedoria divina para pregar as boas novas da salvação.

O verdadeiro sentido do natal é esse, comemorar com alegria, aquele que se ofereceu para morrer por nós! Independente da crença das pessoas e da religião, Cristo representou a bondade que todos nós devemos seguir sempre como modelo de perfeição e amor ao próximo.

(Cleiber Fernandes dos Santos, professor universitário)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias