Home / Opinião

OPINIÃO

Novo perfil do temporário

Para driblar a redução nas vendas no comércio, que já acumula uma queda de 9,2% este ano, os empresários estão, cada vez mais, antecipando o Natal para os consumidores. Em Goiânia, diversas lojas na capital já oferecem produtos tradicionais da época. Nas lojas de variedades, por exemplo, os produtos natalinos começaram a ser expostos na segunda quinzena de setembro. Segundo os lojistas, o cliente está antecipando a compra e sempre está buscando novidades.

É bem verdade que parte significativa dos consumidores tem antecipado as compras de natal para os meses de outubro e novembro há cerca de três anos, não apenas buscando melhores preços e facilitação no pagamento, mas, também, fugir do tumulto da véspera do Natal. E a expectativa é de que o atual momento de crise também deve contribuir para a antecipação das compras, já que o cliente vai preferir pechinchar antes a pagar preços mais altos na véspera da data. E outra: com a alta do dólar, os produtos devem ficar mais caros este ano, pois a grande maioria deles é importada.

A estratégia do comércio goiano para driblar a crise,orquestrada pelo Sindilojas-GO, prevê um projeto piloto no Natal este ano em Campinas, em uma ação que promete trazer promoções conjuntas, sorteio de prêmios e diversas vantagens para os clientes que comprarem na região. A ideia do “Natal de Campinas” é fazer frente à concorrência dos shoppings que, além de proporcionar estacionamento e segurança ao cliente, também contam com ações promocionais e de publicidade coordenadas.

A campanha ainda tem o apoio da Associação Comercial e Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), da Prefeitura de Goiânia, que irá ajudar com a segurança através da Guarda Municipal, e por meio, ainda, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), que irá coordenar o trânsito da região. Se o projeto piloto que será feito neste Natal em Campinas der certo, a ação será estendida a outros bairros da região metropolitana de Goiânia com grande volume de comércio, aos exemplos do Centro, Novo Horizonte, Nova Esperança e Garavelo.

Os shoppings da região metropolitana de Goiânia também já estão em clima de Natal. Enquanto os administradores fecham com os lojistas as promoções de Natal, alguns estabelecimentos começaram cedo a montar a decoração natalina, como no Flamboyant, Buriti Shopping e Estação Goiânia, cuja montagem, aberta ao público no dia 5 de novembro, traz como tema “Natal para a Vida Toda”. Já o Passeio das Águas, para trazer um diferencial para o cliente este ano, investiu numa decoração que será gratuita e interativa para as crianças. Com o tema “Expresso de Natal”, os pequenos já embarcam no trem do Papai Noel, desde o dia 6 de novembro, quando a decoração foi inaugurada.

De nossa parte, estamos contribuindo na contratação de trabalhadores temporários, através da nossa Agência de Empregos, inclusive oferecendo cursos para adequação dos interessados ao novo perfil do temporário. Lembramos ainda que houve redução de 30% na oferta de vagas em relação a 2013, no auge da contratação, até porque, hoje, não se exige experiência, mas, sim, qualificação, o que exatamente está sendo oferecido pelo nosso sindicato.

(Eduardo Genner de Sousa Amorim, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás – Seceg)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias