Home / Opinião

OPINIÃO

POEMAS PICTÓRICOS A DOM BOSCO II

Elizabeth Caldeira Brito

BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO

(1815 - 2015)

O Brasil integra os 139 países que celebram o bicentenário de nascimento de Dom Bosco, o padre multimídia que inovou o ato de ensinar com diversão e entretenimento. Ele disseminou o saber por meio de núcleos de ensino, cujo tripé se alicerça no afeto, na razão e na espiritualidade. Suas ações marcaram sua vida e a de todas as gerações futuras, por meio da obra da Congregação dos Salesianos.

Em Goiânia, um dos projetos que integraram as comemorações do bicentenário foi a Alameda Cultural. Artistas plásticos, em sua grande maioria componentes da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav), foram convidados a homenagear o Santo Padre. Utilizaram como telas os muros que circundam o Colégio Ateneu Dom Bosco, na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste. São 38 obras de artes que transformaram os muros em uma Galeria a Céu Aberto. As pinturas retratam diversas atividades do Padre Educador e das Escolas Salesianas no Brasil.

O Projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura sob a dinâmica, sensível e democrática gestão do artista plástico e escritor Ivanor Florêncio.

Dom Bosco foi condecorado, pelo papa João Paulo II, o “Pai e Mestre da Juventude”. Foi proclamado Santo em 1934. É o padroeiro de nossa capital federal – Brasília, dos jovens e dos aprendizes.

Os Correios homenagearam o bicentenário do Padre Santo lançando uma série de selos que destacam seis aspectos de sua vasta obra: o Santuário Maria Auxiliadora, em Niterói; a parte interna do Santuário Dom Bosco, em Brasília; um grupo de dança das escolas e presenças salesianas; o trabalho relacionado à promoção integral dos jovens; a atuação em relação às culturas e povos indígenas e a estátua que representa o sonho Dom Bosco. A visão serviu de orientação à fundação de Brasília, obra instalada no interior da Catedral Metropolitana de Brasília.

Fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 em Bacchi – Itália. Faleceu em 31 de janeiro de 1888 em Turim – Itália.

Esta é a 2ª de 3 edições, da Oficina Poética, dedicadas ao Santo Padre.

Pinturas da “Alameda Cultural”. Obras de arte expostas nos muros que circundam o Colégio Ateneu Dom Bosco, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste. Fotografias: Elizabeth Caldeira Brito.

A página Oficina Poética, criada e organizada pela escritora, acadêmica

Elizabeth Abreu Caldeira Brito, é publicada aos domingos no Diário da Manhã.

Esta é a 183ª edição (desde 8/1/2012). [email protected]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias