Home / Opinião

OPINIÃO

Algumas palavras do regionalismo goiano (Dicionário de Goianês)

1 - “Trem” - Expressão herdada dos mineiros. A palavra Trem para os goianos, significa qualquer objeto ou coisa. Ex: vou lavar os “trem” do almoço (vou lavar as louças do almoço) “o trem tá feio” (significa que a situação não está fácil).

2 - “Demais da Conta” - Expressão que os goianos usam para expressar algo em grande quantidade, ou muito. Ex. “Gosto de você, demais da conta”, seria o mesmo que gostar muito de você.

3 - “Ojeriza” - Raiva ou ódio - Ex. “Essa corrupção do Brasil já está me dando ojeriza.”

4 - “Custoso ou Custosa” - Expressão usada pelos goianos, quando vai se referir, por exemplo, a uma criança sapeca ou peralta. “Esse menino é muito custoso.”

5 -”Gueroba” - Palavra que muitos goianos usam para dizer: guariroba, que é uma palmeira do cerrado, cujo caule de sabor amargoso é muito apreciado na culinária de Goiás.

6 - “Q-Boa” - Em Goiás, a água sanitária é chamada de “Q-Boa”, por causa da marca do produto. Em São Paulo, os paulistas já a chamam de “Cândida”, por causa da marca do produto.

7 - “Chamar o Juca” - Expressão que alguns goianos usam para dizer quando alguém está vomitando . Ex: a grávida amanheceu hoje “chamando o Juca”, quer dizer: vomitando muito.

8 - “Comer igual a um Padre” - Expressão muito usada em Goiás, quando comemos muito. Ex: “Hoje comi igual a um padre”, quer dizer: comeu demais.

9 -  “Tonto” - Expressão que muitos goianos usam e que significa: “Bêbado” - Ex: fulano chegou do bar tonto.

10 -”Zureta” - Pessoa estabanada. Ex: Esse homem é zureta.

11 - “Uai” - O uai, nós, goianos, também herdamos dos mineiros, que é um vício de linguagem muito comum em Minas e em Goiás. Ex: “Uai? Onde está o dinheiro”? Uai é uai, uai. Kkkk.

Na próxima semana, traremos mais palavras.

(Giovani Ribeiro Alves é filósofo, professor de Filosofia e de Sociologia no Colégio Estadual Vida Nova, em Goiânia, professor de Filosofia no Instituto Bíblico de Campinas (Ibicamp), escritor, poeta, membro da Associação Goiana de Imprensa e articulista do Diário da Manhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias