Home / Opinião

OPINIÃO

A importância da Redação no Enem

A importância da Redação no Enem é muito grande. Mesmo não sendo muito usada em áreas como exatas, a escrita é diária e a vantagem de saber mais e escrever melhor aumentam, ainda mais quando se escrevem textos. Os fatos de muitos não passarem no Enem são porque erra uma quantia absurda em ortografia, sintaxe etc. na prova, ou são péssimos na Redação. Os textos escritos pelos candidatos devem conter o assunto, e muitos saem do conteúdo solicitado, como se fosse o certo a fazer. Tem dificuldade de entender qual é a proposta da Redação. Tudo isso significa que não conseguem entender a temática solicitada a desenvolver o conteúdo proposto. É falta de atenção? Talvez seja falta mesmo de estudo, de leitura, porque muito tem dificuldade de compreender o texto e contexto de determinado fato, pois falta capacidade de apreensão. Isso só pode ser suprido com leitura, com treinamento em sala de aula, com professores trabalhando bem a Redação nas escolas, com os pais também acompanhando e estimulando os filhos à leitura e na elaboração de redações em casa.

Vários candidatos que fazem a prova do Enem acham que a pior parte é a Redação. Eles querem colocar algum defeito no fato de se produzir uma dissertação e por não conseguirem os resultados esperados. Em muitos textos, os corretores acham coisas absurdas escritas, que não levam ao assunto requerido pela prova do Enem. Mesmo que em muitos outros cursos não seja preciso, de certa forma, da língua portuguesa, é necessário ao menos aprender a escrever um texto, gramaticalmente correto. A escrita é diferente em cada área, mas por mais que seja diferente todos escrevem diariamente. Uma carta, uma mensagem, uma palavra. É necessário se aprender o básico em textos e produções de texto. Esse é o desafio.

A Redação é de grande importância para todos, e se o Enem não tivesse a Redação, muito se prejudicariam em vários aspectos. A importância da Redação do Enem é grande, porque utilizamos a escrita todos os dias, em nossas atividades cotidianas. A vantagem de se escrever bem é ajudar a todos se comunicarem melhor e compreender melhor a sua realidade de vida, por isso o Enem exige que cada aluno tenha uma boa Redação. Todo esse esforço é para que todos alcancem maior capacidade crítica e criativa, da realidade circundante.

(Valmor Bolan, doutor em Sociologia e especialista em Gestão Universitária pelo Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá e representa o ensino superior particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC”)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias