Home / Opinião

OPINIÃO

O sumiço das tampas das canetas

Maria Júlia Franco ,Especial para Opinião Pública

Tamborilavam. Não, samborilavam, numa dança quase sensual, para ser mais exata. Eram finas, delicadas e não falhavam em seus papéis... Dançavam, rodopiavam, iam e vinham felizes, sem nem mesmo intencionar ir muito além, nem descobrir os mistérios da natureza humana. Que bicho complicado, pensavam! Ora registram coisas amáveis, românticas até; ora é desprezo, baixarias, arrogantes expressões, hipocrisias regulamentadas. Assinaturas tão esperadas e expressivas... Complexas, emaranhadas e ilegíveis.

Dançavam, rodopiavam solícitas no balanço compulsivo em torno de si mesmas: doces, finas, delicadas, conscientes dos seus papéis. Até que, irreversivelmente, a trombose, o entupimento, as falhas, o esquecimento, o descarte...

Não houve nenhum derramamento de lágrimas, apenas tintas grossas e areentas jorravam, lambrecando tudo ao seu contato. Atônitos empuxos e repuxos fixam afixos, prefixos e sufixos em ortodoxas frases entrecortadas por um soluço medonho, seco, redemoinhando as entranhas. O adeus sem aceno, sem conclusões nem convulsões, visceralmente tangidas pela dor. Lamentável e precoce partida.

E, lá se foram minhas canetas. E as benditas tampas, onde se enfiaram? Quem saberia responder? Aos poucos, uma a uma vêm surgindo... Sorrisos pálidos de tão sem graça! Dentões meio a mostras em caras descaradas, emergindo das gavetas, caixinhas, vãos dos ladrilhos e beiradas de armários, entornos de pés de mesas.

Não sabíeis gracinhas, que seus lugares eram encarapuçando, a proteger milimétricas esferas, as pontas desnudas das canetas? E, que faziam em lonjuras reticentes de ocultamentos assombreados, além do alcance de nossas mãos?

Risos irreverentes... Nada se importam da vida, perecivelmente perecida de suas companheiras de caminhada. Seus lugares estão seguros nos espaços. Ah, não!? Esqueceu-se que para nada servem se não tiverem suas parceiras.

Au revoir!

(Maria Júlia Franco, romancista, cantora e artista plástica)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias