Home / Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA

Ronaldo Caiado será presidente da República em 2026

“A história é um profeta com o olhar voltado para trás”, Eduardo Galeano

Imagem ilustrativa da imagem Ronaldo Caiado será presidente da República em 2026

Talles Barreto

Os próximos quatro anos serão de intensa e incomum movimentação, principalmente no cenário nacional, em virtude das mudanças de paradigmas na administração central e na formatação ideológica do futuro governo.

A alternância de poder é sempre salutar para renovar as forças políticas e favorecer o surgimento de alternativas para o exercício da cidadania e a interação de governos com os cidadãos. Para as próximas eleições presidenciais, em 2026, o quadro que se desenha desde já nos permite considerar que haverá um espaço de grande amplitude para a renovação dos principais atores do quadro político nacional. Primeiro porque há grande chance do instituto da reeleição ser revisto.

Segundo em virtude do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva haver dito que não tentará reeleição em 2026, além do mais, aos 77 anos, Lula terá 81 no próximo pleito, o que é um fator impeditivo para uma nova disputa. Terceiro porque há um vazio de lideranças com condições reais de ocupar os principais papéis no jogo político. Essa condição favorável ao aparecimento de novos players oferece a abertura de uma monumental avenida pavimentada para que o governador Ronaldo Caiado seja alçado à condição de principal representante dos anseios da população por um presidente que condições singulares para o cargo: que reúna capacidade administrativa, tenha densidade eleitoral, domine um discurso capaz de seduzir o eleitor e reúna estofo moral para pleitear o cargo de primeiro mandatário da nação.

Como a frase de Eduardo Galeano colocada antes da abertura dessa análise leciona, de ser a história um profeta que tenha atenção para com o que já foi feito antes, é preciso observar e saber o que o futuro nos espera. Ronaldo Caiado tem os principais predicados para aspirar, disputar e ser eleito presidente da República. Vamos aos fatos: O governador de Goiás reeleito no primeiro turno desse ano com uma expressiva votação tem uma capacidade singular de aglutinar forças em torno de si e de vencer eleições com uma demonstração de vigor que impressiona. Foi eleito deputado federal desde 1990 e daí pra frente venceu todas as disputas para a Câmara até 2014 quando foi eleito senador.

Para a Câmara Alta teve uma votação igualmente impressionante e venceu o candidato do governo na época. Em 2018 foi eleito para o Governo de Goiás no primeiro turno e com todos os galardões possíveis. Então Caiado sabe vencer eleições e tem chances como poucos para alçar voos maiores. Desde 1990 até 2003 estou com ele e afianço que ele venceu sem desmerecer os adversários. O amadurecimento de Ronaldo Caiado como administrador é surpreendente para todos e sua liderança inconteste lhe credencia para qualquer embate político.

Ronaldo Caiado tem experiência administrativa e demonstra isso ao longo dos últimos quatro anos, cumprindo a responsabilidade fiscal com austeridade e reestruturando a administração estadual de forma a permitir crescimento em todos os sentidos. Aliado a isso ele tem coragem pra decidir como gestor público empenhado em promover o bem estar coletivo e a estabilidade administrativa, mesmo quando isso represente contrariar interesses de alguns. Sua liderança o credencia a tomar medidas que desagradam alguns quando a reforma a ser promovida importe em patrocinar o desenvolvimento do estado.

Essa característica faz dele um estadista na melhor acepção da palavra com seriedade e comprometimento com a coletividade. Ele tem discurso positivo e direto, falando a língua do povo sem demagogia e enganação. Ser autêntico nas palavras e adicionar respeito ao que exprime é outro ponto favorável a sua inserção no quadro político nacional. Há um ponto favorável que pode catapultar Ronaldo Caiado ainda mais: ele discute com naturalidade com forças aliadas e antagônicas com uma facilidade ímpar, o que demonstra respeito pelo debate e pela composição política. Mas, há outro fator ainda mais favorável a prever que ele poderá ascender a um lugar mais alto no plano federal: há um vácuo em lideranças nacionais, tanto de centro como direita ou esquerda.

Ronaldo Caiado pertence a um partido, União Brasil, que trafega na democracia com desenvoltura para dialogar com todos os segmentos. Isso facilita sobremaneira ser colocado na situação de ator de primeira grandeza. O povo goiano nunca teve um filho da terra tão próximo de ser presidente da República como para 2026. Por isso, é imperioso que todas as forças políticas se aglutinem com esse propósito e que esqueçamos diferenças políticas.

Política se faz olhando no para-brisas e não no retrovisor. É necessário apagar o passado e unificar esforços visando colocar Goiás em uma posição de destaque, com um goiano capaz de ser presidente da República e esse nome é Ronaldo Caiado. Talles Barreto é deputado estadual.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias