Home / Opinião

OPINIÃO

A oração: uma simples reflexão

Lizandro Poletto ,Especial para Opinião Pública

Caro Amigo(a) Leitor (a), em meio a tantas notícias que nos deixam tristes, como, por exemplo, escândalos, de corrupção, crise econômica e violência resta-nos tentar buscar a  justiça humana, mas não podemos esquecer de buscar a justiça Divina. E como conseguimos isso? A resposta é única:  Através da Oração.

Mas afinal o que é Oração? Qual a sua importância?

Do latim “Orare”: pedir, rezar, orar. Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões.

Para Platão (428-347), o que o homem pode fazer de melhor para a sua felicidade é pôr-se em harmonia constante com Deus, por meio de súplicas e orações.

Um discípulo de Jesus de Nazaré (7-2 a.C. – 30-33 d.C.), pede:  “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou os discípulos dele” (Lc 11.1). Jesus ofereceu o modelo universal da oração dominical e discorreu sobre a perseverança na oração e sobre a boa vontade de Deus em nos ouvir e responder (Lc 11,2-13):

2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.

3 Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano.

4 E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.

5 Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,

6 Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;

7 Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes, já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para lhes dar;

8 Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver necessidade.

9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á. Buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á;

10 Por que qualquer que pede recebe, e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

12 Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?

Para Mahatma Gandhi (1869-1948), Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro.

Para Augusto Cury (1958), o silêncio é a oração dos sábio.

A Oração é um conversar com Deus. É dialogar com Ele, como dialogamos com o nosso melhor amigo. É ser franco e sincero neste diálogo.

Oração é confiar a nossa vida a Deus. É chorar para Deus e com Deus. É sorrir para Deus e com Deus.  É brincar com Deus. Nunca esqueço, a passagem do ano de 2000 para  2001. Estava sozinho em minha casa, um amigo me ligou e me convidou para “celebrar” a passagem do ano com a sua família e eu respondi: vou passar com um amigo. Ele me perguntou quem era. Eu respondi: Deus. Eu estava tão feliz naquele dia, tinha preparado a mesa com comida e vinho. Penso que estar com Deus não é nenhuma loucura.

A Oração pode ser feita em muitos lugares e de diversas maneiras. Os lugares: Na igreja, em casa, no quarto, na varanda da casa, no jardim, na rua quando caminhamos, no trabalho, em uma casa de oração, enfim, em todo lugar em que queira conversar com Deus. A maneira: ajoelhado, sentado, em pé, deitado, sozinho, em família, em comunidade... o que importa é que a pessoa esteja em prontidão para falar com Deus.

Experimente ir a igreja, ou ao seu Templo e fique  alguns minutos ou horas, como queira, e faça uma oração. No silêncio do seu interior, converse com Deus e conte tudo a Ele. Confie Nele! Abra-se inteiramente. Fale de você e de quem mais quiser, peça a Ele uma explicação, um sinal ou uma orientação que lhe traga paz. É importante pedir perdão pelos erros também. Às vezes, nós estamos tão errados e ainda nos achamos no direito de apontar os erros dos nossos irmãos. Peça a Deus forças para superar todas as dificuldades e se coloque à disposição de Deus para mudar. Pode ter certeza, caro leitor, que se fizer isto, verá a resposta de Deus. Experimente!

Quando puder participe da celebração da missa, do culto com piedade. Não se importe com aqueles que estão ali apenas de corpo presente nem com aqueles que nem se deram ao trabalho de ir com você para tentar se aproximar mais de Deus. Una-se com aqueles que estão com o mesmo objetivo que você. Verá que vai lhe fazer muito bem e você servirá de exemplo para que outras pessoas se aproximam de Deus.

Estar sozinho em casa, é um bom momento para rezar. Pegue seu texto sagrado, sente em algum lugar confortável, ligue um CD de meditação, respire fundo algumas vezes, feche os olhos e coloque a intenção, o pedido, o agradecimento, abra os olhos e leia o texto, e depois medite, memorize e leve aos outros. Esta é uma forma de rezar e que indico que você faça.

Oração é muito particular, não posso dizer reze desta ou daquela forma, o Espírito de Deus que vive em Você, é que vai rezar. Se quiser  rezar  fórmulas que aprendeu, tudo bem, ajuda na determinação  da sua fé em Deus. Mas medite o que estará dizendo e não fale por falar. Reze esta fórmula. Vai lhe fazer muito bem.

Às vezes, estamos áridos para rezar, isto é, não conseguimos. Mas apenas o fato de estar na presença de Deus, já é uma oração. Um dia conversei com um monge: às vezes, não consigo me concentrar para rezar, muitas preocupações me abatem. O que devo fazer? Ele me respondeu: “o tempo que estará dando a Deus, já é uma oração. Ele te ouve e te atende. Ele sabe o que Você está necessitando. Esteja diante da sua presença com fé. Esteja onde estiver: na igreja, no carro, em casa, em retiro... Ele estará lhe ouvindo e vendo o seu esforço. Não fique preocupado, você está rezando, mesmo quando está preocupado. Deus conhece o seu interior e sabe o que necessita.

A Oração não é apenas pedir, é também agradecer. Muitas pessoas já me disseram: padre, Deus não me ouve. E eu respondia: será que Deus não lhe ouve ou você está pedindo coisas que compete a você realizar e não a Ele. Deus sempre olha por nós, agora cabe a cada um fazer a sua parte. Se Deus não atende os nossos pedidos não estamos sendo punidos, apenas o que pedimos não é o melhor para nós. E Ele sabe o que é melhor para todos os seus filhos.

A Oração é o alimento para a alma. O nosso corpo necessita de alimento, assim também é com a nossa alma. Devemos alimentar nossa alma, para que esta não adoeça. Quantas pessoas são lindas por fora, mas mortas por dentro. Mortas por dentro, quer dizer: sem paz, sem amor, sem alegria, apenas reina dentro desta o ódio, a vingança... esta pessoa está enferma por dentro. Não tem Deus, por falta de oração sincera!

Qualquer que seja a sua religião: reze, ore! Seja um homem, uma mulher de oração. Tenha tempo para Deus. Um dia li uma frase que me chamou a atenção: “Não ter tempo para Deus é viver perdendo tempo”. É verdade, quem não tem tempo para Deus é um homem, uma mulher que não sabe o que quer da vida. É um faz tudo, mas sem ter um objetivo concreto de vida. Por isso, tenha tempo para o seu amigo Deus. Ele é seu único e verdadeiro amigo. Deus não te trai nunca, porque ele te Ama. Confie Nele e verá que sua vida será muito melhor.

(Lizandro Poletto, filósofo, teólogo, sociólogo, pedagogo, historiador e administrador de Empresas. pós-Graduado em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, Psicopedagogia Institucional, Psicopedagogia Clínica, Educação Infantil, Educação Especial, Ciências Sociais, Recursos Humanos e em Marketing. Mestre em História e Filosofia)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias