Home / Cotidiano

COTIDIANO

Tropas do EUA deixaram a érea de Bagram, principal instalação militar americana no Afeganistão

A Artilharia dos Estados Unidos deixou nesta Sexta-feira (2), a base aérea de Bagram, esta era principal base militar americana no Afeganistão.

Este lugar foi usado por cerca de 20 anos, principalmente quando teve o atentado de 11 de setembro, e agora esta sendo entregue para a administração do Governo Afegão.

De acordo com o Presidente Joe Biden informou a retirada completa das tropas americanas do local para 11 de Setembro, mas depois antecipou o prazo inicial predito para o 11 de maio e com um atraso de quase dois meses, a retirada das tropas ocorreu.

Mesmo assim a saída dos soldados americanos preocupa os especialistas, devido a tensão que pode ter entre o governo local e a fações radicais Islâmica Talibã, no qual pode acontecer uma guerra civil.

A base aérea militar de Bagram, foi um local em que os soldados americanos administraram no combate de toda a missão afegã, principalmente depois do terror que ocorreu em 11 de Setembro.

Os Estados Unidos atacaram o Afeganistão logo depois o Iraque no qual esta em 7 de Outubro, logo a resposta veio em 11 de setembro, quando os terroristas atingiram as torres gêmeas do World Trade Center .

Mohammed Omar era o líder do Talibã no qual comandava 90% do País, mas na época o presidente George W. Bush ordenou uma invasão, após o Talibã não entregar, Osama bin Laden no qual teve participação do atentado das torres gêmeas.

*Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias