Home / Cotidiano

COTIDIANO

Iceberg gigantesco que se separou da Antártida entusiasma cientistas

Um iceberg imenso quebrou e se separou da Antártida, perto de uma estação de pesquisa britânica, na sexta-feira (26), causando animação na comunidade de cientistas que esperavam esse fenômeno, já que esta não é a primeira vez que um iceberg periodicamente se desprende de plataformas de gelo.

A interrupção não foi uma surpresa, o iceberg que mede 1.270 quilômetros quadrados se separou da plataforma de gelo Brunt, que possui umas espessura de 150 metros de largura, sendo que as primeiras rachaduras já apareciam há décadas.

"Nossas equipes da BAS estavam preparadas para o parto de um iceberg na plataforma de gelo Brunt há anos", afirmou a diretora da British Antarctic Survey, Dame Jane Francis.

Foto/ Reprodução Picture-alliance/Kyodo Processo de separação de icebergs da Antártida

As mudanças climáticas estão relacionadas às alterações do clima em nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais, glaciações, mudanças na órbita terrestre e ate mesmo com a ação humana, neste caso o fenômeno é descrito por cientistas como "espetacular" justamente por ocorrer naturalmente e não ter relação com as mudanças climáticas.

Ao longo dos anos Icebergs se soltam naturalmente da Antártida em direção ao oceano, os cientistas tem acompanhado imagens de satélite de Brunt nas últimas semanas e previram o rompimento, devem agora analisar imagens de satélite para assistirem ao desprendimento com mais detalhes, para garantir a segurança e instabilidades perto da estação Halley.

Estação Halley Foto/Reprodução: Contego

A estação Halley, da British Antarctic Survey (BAS), é um dos principais centros de pesquisa ambiental do mundo e é responsável pelas atividades científicas nacionais do Reino Unido na Antártida, dedicada à pesquisa na região, por ter um conjunto de aparelhos de GPS na plataforma Brunt que transmite informações sobre a movimentação do gelo para a sede da agência em Cambridge, Inglaterra.

O professor Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, no País de Gales, afirmou, "Embora a ruptura de grandes pedaços de gelo na Antártica seja completamente normal, rompimentos como o detectado na plataforma Brunt na sexta-feira ainda são bastante raros e emocionantes".

Em uma entrevista a BBC, Luckman ressalta que, "Com três longas fissuras que se desenvolveram ativamente no sistema da plataforma Brunt nos últimos cinco anos, todos prevíamos que algo espetacular iria acontecer" , ao final de sua entrevista conclui que os motivos para isso podem explicar a existência de grandes plataformas de gelo.

A Cientista, pesquisadora Ella Gilbert filma a A68 pela primeira vez Foto/Reprodução BBC

O iceberg com seus 1.270 km², é grande, mas é considerado pequeno perto do iceberg A68 que se desprendeu em julho de 2017 na plataforma de gelo Larsen C e ainda se manteve em geral inteiro com apenas alguns pedaços consideráveis de gelo. Uma parte caiu logo depois do iceberg se desprender – um pedaço grande o suficiente para receber sua própria designação: A68b.

O parto de icebergs na borda dianteira de uma plataforma de gelo é um comportamento muito natural, a plataforma manterá um equilíbrio e a ejeção de icebergs é uma forma de equilibrar o acúmulo de massa da neve e a entrada de mais gelo das geleiras que se alimentam na terra, assim e o rompimento de icebergs é uma forma de balancear essa massa acumulada.

*Com informações do G1 e BBC NEWS

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias