Home / Cotidiano

COTIDIANO

Rússia libera vacina contra Covid-19 para a população

Nesta terça-feira (8/9), o Ministério da Saúde da Rússia anunciou a liberação da vacina Sputnik V, contra a Covid-19, para o público em geral. As informações são do portal G1 de notícias.

Segundo o comunicado, o primeiro lote de vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade e foi liberada para a população civil. O Ministério diz ainda que a entrega de fato dos primeiros lotes está prevista para um futuro próximo, mas não especifica datas.

Vice-diretor do instituto Gamaleya, Denis Logunov já havia anunciado que a vacina é segura e poderia ser liberada para a população nesta semana.

Em um estudo com resultados preliminares publicado na revista científica "The Lancet" no dia 4/9 mostrou que a vacina russa para a Covid-19 não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.

Versão para crianças

Professor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Aleksandr Butenko informou hoje que a vacina deverá ter uma versão mais leve para crianças.

Segundo Butenko, o sistema imunológico de uma criança pode não estar suficientemente desenvolvido como o de um adulto. De uma forma ou de outra, todas as vacinas possuem classificações, para crianças e adultos.

A documentação para obter a permissão do Ministério da Saúde da Rússia para estudar essa vacina em crianças ainda não está finalizada. O processo está em andamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias