Home / Cotidiano

COTIDIANO

Médico conhecido por defender uso da hidroxicloroquina é denunciado

O médico francês Didier Raoult, conhecido por defender o uso da hidroxicloroquina para combater à Covid-19, foi denunciado pela Sociedade de Patologia Infecciosa de Língua Francesa (SPILF). A associação acusa o profissional de saúde de divulgação indevida do remédio, conforme informações da agência AFP, publicadas nesta quinta-feira (3) pela revista IstoÉ.

Segundo o jornal francês Le Figaro, as considerações da SPILF contra o médico são feitas porque ele coloca em evidência o medicamento "sem que a ciência tenha estabelecido claramente nenhum dado preciso a respeito, o que supõe uma infração das recomendações das autoridades de saúde".

De acordo com a reportagem, um porta-voz da sociedade médica confirmou "que houve uma denúncia ao conselho departamental das Bocas do Ródano, do Colégio de Médicos". No entanto, não se manifestarão sobre o assunto.

Apesar do porta-voz não abordar o caso, a ação, feita em julho, foi relatada pelo Le Figaro. "Nos perguntamos se sua postura tão contundente (…) não contribuiu para prejudicar a mensagem de prevenção na saúde pública", aponta a denúncia repercutida pelo jornal.

Conforme a publicação, a agência entrou em contato com o a entidade dirigida pelo médico, o Instituto Mediterrâneo de Infecções de Marselha, para que ele pudesse dar sua versão. Contudo, ainda não respondeu.

Segundo a matéria, a denúncia tem como pretensão a conciliação. Caso não ocorra, deve ser julgada por meio da câmara disciplinar. A duração dos trâmites podem chegar a meses.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias