Home / Internacional

INTERNACIONAL

Protestos acontecem em Kenosha - EUA - após homem ser várias vezes baleado por policiais

Protestos eclodiram na cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, após um homem negro ser várias vezes baleado por policiais. O crime ocorreu por volta das 17 horas (horário local) de domingo (23/08), enquanto os policiais respondiam a um "incidente doméstico".

Em um vídeo publicado, mostra o momento em que Jacob Blake é levado até um carro acompanhado por dois policiais armados. Os agentes de segurança começam a atirar contra o homem no instante que ele abre a porta do veículo.

 Uma mulher que estava ao lado do carro se desespera. Blake foi levado para o hospital em estado grave.

O departamento de polícia de Kenosha não explicou o que teria levado os agentes a disparar. O caso será investigado pelo Departamento de Justiça de Wisconsin.

Após a repercussão do delito, veículos foram incendiados e centenas de pessoas se reuniram em torno da sede da polícia de Kenosha para protestar contra ação, na noite de domingo. Os policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes na madrugada desta segunda-feira (24/8).

As autoridades locais declararam toque de recolher de emergência durante a noite.

O governador de Wisconsin, Tony Evers, se posicionou sobre o caso em sua conta do Twitter.

"Embora não tenhamos todos os detalhes ainda, o que sabemos com certeza é que ele não é o primeiro homem negro ou pessoa a ser baleada, ferida ou impiedosamente morta nas mãos de indivíduos que fazem cumprir a lei em nosso estado ou país", afirmou Evers.

Protestos contra a brutalidade policial e racismo ocorrem nos Estados Unidos desde a morte de George Floyd, em 25 de maio deste ano. O homem negro morreu após ter o joelho de um policial branco pressionado contra seu pescoço durante quase nove minutos. Imagens da ação policial gravadas por passantes que mostram Floyd gritando "Não consigo respirar" viralizaram.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias