Home / Cotidiano

COTIDIANO

Países com liderança feminina se destacam no combate à pandemia

Um artigo publicado na revista Forbes pela colunista Avivah Wittenberg-Cox apontou que as mulheres são exemplos de verdadeira liderança. "As mulheres estão se colocando à frente para mostrar ao mundo como gerenciar um caminho confuso para a nossa família humana", dizia o artigo.

Em meio à crise global de saúde estas lideranças se destacam pelas medidas que introduzidas. Alguns países liderados por mulheres estão respondendo melhor à pandemia e apresentando relativamente números menores de mortes provocadas por Covid-19.

Apesar de ainda representarem apenas um quarto dos membros dos Parlamentos do mundo, as trajetórias sociais das mulheres tornam sua conduta como líderes diferentes segundo analistas. De acordo com a União Interparlamentar, dados de 2018 apontam que somente dez dos 153 chefes de Estado eleitos eram mulheres.

Países como a Islândia, Taiwan e Nova Zelândia são exemplos países com lideranças femininas que até o momento obtiveram sucesso no combate à pandemia. Mas há ainda outros fatores que favorecem estes países no enfrentamento à pandemia como economias desenvolvidas e sistemas de assistência social estabelecidos.

Medidas rápidas e eficazes

Na Islândia, a primeiro-ministra Katrín Jakobsdóttir, apostou previamente em testar massivamente a população e adotou medidas como a proibição de reuniões contendo 20 pessoas ou mais, antes que fosse registrado o primeiro caso da doença no país.

O país que possui uma população de 360 mil habitantes, até o dia 20 de abril, registrou apenas nove mortes provocadas pela infecção do novo coronavírus.

Em Taiwan, a presidente Tsai Ing-wen criou um centro de controle de epidemias, aumentou a produção de equipamentos de proteção individual (EPI) e tomou medidas para rastrear infecções. Até o momento o país que tem 24 milhões de habitantes registrou somente seis mortes.

Na Nova Zelândia, a primeira-ministra, Jacinda Ardern, adotou uma abordagem contundente, com a pretensão de eliminar a curva da doença no país. Com medidas mais estreitas até o dia 20 de abril, as mortes provocadas pela Covid-19 no país totalizavam apenas doze.

Contraste

Para os analistasa maneira como essas líderes praticam política desempenha um papel importante nesses resultados. Em contrapartida líderes como Jair Bolsonaro e Donald Trump mantem posturas explosivas e de negação em face à crise provocada pelo coronavírus.

A diretora do Instituto Global para Liderança Feminina no King's College London, Rosie Campbell, afirma que os líderes políticos dos EUA, Brasil, Israel e Hungria, em algumas ocasiões tentaram colocar a culpa dos problemas em causas externas.

Para conter o avanço da doença são necessárias decisões difíceis por parte dos líderes aponta a professora. "Trump e Bolsonaro estão optando por assumir uma personalidade ultramacho. Não é codificado em sua biologia que eles tenham que se comportar assim, mas estão optando por fazê-lo", afirma Campbell.

Tomada de decisões

Geeta Rao Gupta, que também é presidente do conselho consultivo do WomenLift Health, defende que o aumento da liderança feminina no setor de saúde melhoraria a tomada de decisões. As mulheres representam 70% dos profissionais de saúde no mundo todo.

Para ela quando elas estão em posições de liderança as mulheres trazem diversidade à tomada de decisões. "Decisões relevantes seriam tomadas considerando mais segmentos da sociedade, não apenas alguns."

*Com informações da BBC.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias