Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Milhões de filipinos retornam ao confinamento

Aproximadamente 27 milhões de pessoas, um quarto da população da República das Filipinas, país localizado na região do sudeste Asiático, retornaram ao confinamento nesta terça-feira (4). Isso porque a pandemia do novo coronavírus se agravou. As infecções ultrapassaram os 100 mil casos.

O número representa o quíntuplo de contaminações desde junho, quando o isolamento havia sido cancelado em grande parte do país. As informações são da agência AFP e foram publicadas pela revista IstoÉ.

Conforme a reportagem, a volta da quarentena foi declarada com 24 horas de antecedência. O anúncio inesperado provocou o bloqueio de transportes e voos na capital, Manila.

Sobre o retorno ao confinamento o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pontuou: "Não estávamos à altura do desafio. Ninguém esperava”.

O trabalhador da construção civil, Ruel Damaso, apontou à publicação que pretendia voltar para a sua residência em Zamboanga, que fica no sul do país. No entanto, não conseguiu. “Não temos mais dinheiro. Não podemos deixar o aeroporto porque não temos família aqui”, afirmou.

Risco de grande duração da Covid-19

A reportagem destaca ainda que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou ontem (3), em Genebra, durante uma transmissão via internet, o risco de longa duração da pandemia. “Não há solução milagrosa e talvez nunca existirá”, alertou.

De acordo com a reportagem, a preocupação com a Covid-19 se estende também na Austrália. Na cidade de Melbourne todos as atividades consideradas não essenciais serão fechadas a partir da meia-noite de amanhã (5).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias