Home / Cotidiano

COTIDIANO

Zindzi Mandela testou positivo para Covid-19 no dia da morte

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, considerado o maior líder do país, testou positivo para Covid-19 no dia em que faleceu, segundo seu filho Zondwa Mandela.

A morte de Zindzi, de 59 anos, foi divulgada na segunda-feira (13), contudo, as causas não teriam sido informadas.

Zindzi Mandela Coronavírus.
Zindzi Mandela | Foto Reprodução

A família espera o resultado da autópsia para esclarecer o que realmente aconteceu. O funeral acontece amanhã, sexta-feira (17).

Zindzi, que trabalhava como embaixadora da África do Sul, morreu em um hospital de Johanesburgo.

Morte prematura

"É uma morte prematura. Ela ainda tinha um papel a desempenhar na transformação da nossa sociedade e um papel ainda maior a desempenhar no Congresso Nacional Africano", disse o porta-voz do Congresso Nacional Africano (CNA), Pule Mabe.

Trajetória

Zindzi destacou-se em 1985, quando o regime do apartheid tentou negociar com o líder histórico do ANC a liberdade caso denunciasse os crimes praticados pelo Congresso Nacional Africano.

Zindzi Mandela leu publicamente a carta do pai rejeitando a proposta num ato político que foi transmitido em todo o mundo.

Zindzi Mandela, uma das três filhas de Mandela, tornou-se a “primeira-dama” do país após o divórcio do pai da mãe, Winnie Madikizela-Mandela.

Leia também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias