Home / Cotidiano

COTIDIANO

China: novo coronavírus provocou 9 mortes e 440 estão infectados

A Comissão de Saúde da China informou que o novo coronavírus já provocou nove mortes e que 440 pessoas estão infectadas. O surto teve início, há um mês, na cidade de Wuhan, uma megalópole de 11 milhões de pessoas na região central do país. A epidemia já chegou a 13 províncias do país e atinge outros países.

Segundo uma autoridade chinesa, a Comissão de Saúde determinou que Wuhan adote as medidas mais rigorosas possíveis e evite concentrações públicas.

Os membros da comissão vão cooperar com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras nações., já que houve a confirmação de casos no Japão, na Coreia do Sul, na Tailândia, em Taiwan e nos Estados Unidos. Na Austrália, há um caso suspeito, que passo por exames em local isolado   

De acordo com a OMS o coronavírus, chamado de 2019-nCoV, causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar. É um tipo de pneumonia que é transmitida de pessoa para pessoa. O período de incubação e a origem do vírus ainda não foram identificados, ,as a fonte primária é provavelmente um animal,

Muitos países estão reforçando checagens em antecipação às férias de Ano Novo Lunar que acontece nesta semana. Espera-se que milhões de pessoas realizem viagens dentro e fora da China, apesar das autoridades pedirem para que as pessoas não viagem para a cidade de Wuhan.

A OMS declarou que são necessárias mais informações para compreender o mecanismo de propagação do vírus. A agência de saúde das Nações Unidas fará uma reunião de emergência nesta quarta-feira (22/01) em Genebra, na Suíça.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias