Home / meio ambiente

MEIO AMBIENTE

Negociações climáticas da ONU na Alemanha começam sem agenda final definida

Reunião de 10 dias visa estabelecer programa para a COP28 em Dubai.

Grande iceberg à deriva na costa de Triton, Newfoundland, Canadá.. Grande iceberg à deriva na costa de Triton, Newfoundland, Canadá..

As negociações climáticas da ONU iniciaram na segunda-feira (5) em Bonn, na Alemanha, com uma lacuna significativa: a falta de uma agenda final acordada para as discussões técnicas. Essa ausência reduziu o otimismo em relação à possibilidade de a reunião de 10 dias resultar em um programa claro para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai.

A Conferência de Mudança Climática de Bonn é considerada uma etapa intermediária para preparar as decisões que serão adotadas na COP28, que ocorrerá nos Emirados Árabes Unidos entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano. Essa reunião é um marco importante para moldar as negociações internacionais sobre o clima. No entanto, apesar de meses de discussões desde a última COP27 no Egito, não houve acordo sobre a adoção das agendas propostas pelos órgãos subsidiários permanentes da COP para a conferência de Bonn.

Nabeel Munir, presidente do Órgão Subsidiário de Implementação da ONU, destacou a ausência de consenso na abertura das negociações. Ele afirmou que a falta de acordo sobre a agenda das próximas sessões é preocupante, uma vez que se trata de um assunto aparentemente simples de ser acordado.

Um dos principais pontos de discordância estava relacionado à inclusão de um item na agenda que abordasse a mitigação da mudança climática. A União Europeia havia proposto a inclusão desse item, que abordaria a questão da eliminação gradual dos combustíveis fósseis. No entanto, países como Arábia Saudita e China se opuseram a essa proposta, o que gerou impasse nas negociações.

A Conferência de Bonn abrigará discussões sobre questões cruciais de política climática, incluindo o chamado balanço global na COP28, no qual os países revisarão seu progresso coletivo a cada cinco anos desde a assinatura do histórico Acordo de Paris em 2015. Além disso, temas como o objetivo global de adaptação, a transição justa para sociedades sustentáveis e a preparação de decisões sobre o novo fundo de perdas e danos, acordado na COP27, também estão na pauta da conferência de Bonn.

Com a ausência de uma agenda final acordada, as negociações em Bonn assumem um papel crucial na busca por avanços e consensos sobre os próximos passos no combate às mudanças climáticas. A atenção agora se volta para os participantes da conferência e suas habilidades de encontrar soluções para os desafios que se apresentam. Espera-se que durante os próximos dias de discussões, os países possam superar suas diferenças e estabelecer um programa claro para a COP28 em Dubai, a fim de impulsionar ações climáticas ambiciosas e efetivas em escala global.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias