Home / Cotidiano

COTIDIANO

No dia mundial da vida selvagem ararinhas-azuis chegam ao Brasil

Na tarde desta terça-feira (3), cinquenta ararinhas-azuis devem desembarcar no Aeroporto de Petrolina, em Senador Nilo Coelho (PE). As aves, vindas da Alemanha, serão levadas para a Bahia, onde um centro de reprodução foi construído para recebê-las na cidade de Curaçá.

As cinquenta ararinhas que chegam ao Brasil, representam cerca de 30% da quantidade da espécie existente pelo mundo, que segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é de 163.

A vinda da espécie do país europeu para o Brasil foi oficializada em um acordo, firmado no ano passado pelo ICMBio e a organização não governamental Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP).

As aves Cyanopsitta spixii são uma espécie exclusiva do bioma da caatinga brasileira, mas teve sua população dizimada pela ação do homem. O ICMBio explicou que os poucos exemplares que restaram vêm sendo usados para reproduzir a espécie em cativeiro no exterior.

Após o período de quarentena para adaptação e treinamento as aves que chegam ao Brasil serão soltas na natureza para viver em vida livre. A primeira soltura deve acontecer em 2021, segundo as previsões.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias