Home / Justiça

JUSTIÇA

Deputada Bia Kicis é alvo de notícia-crime no STF

Bia Kicis, deputada federal (PSL-DF) e aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é alvo de uma notícia-crime denunciada no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposto crime de racismo.

Consta que a parlamentar utilizou as redes sociais, no último dia 26, para divulgar uma postagem circundando os ex- ministros Sérgio Moro ( Justiça e Segurança Pública) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), em citação ao processo seletivo promovido pelo Magazine Luiza. A publicação alegou que Moro e Mandetta, desempregados, estariam se pintando de preto para se passarem por negros e se colocarem na disputa das vagas do programa.

A petição é de autoria do professor Roberto Cardoso, representado pelo advogado Ricardo Bretanha Schmidt. A notícia-crime foi impetrada, segundo registros do STF, neste sábado (3). De acordo com o representante, Bia Kicis teria praticado, induzido e incitado "a discriminação e o preconceito de raça e cor".

"[Bia Kicis] usou o recurso denominado 'blackface', que remete ao costume do século XIX, de pintar atores brancos de preto, pois não era permitido aos negros atuar no teatro e no cinema, o que estabelece racismo", destacou o texto.

"Como negro, o ora noticiante [professor Roberto Cardoso] também foi extremamente ofendido e humilhado pela postagem da ora noticiada [Bia Kicis]", considerou o advogado Ricardo Schmidt.

Conforme o site Metrópoles, depois de divulgar a postagem, no fim do mês passado, Bia Kicis usou a internet para se defender e acusar a rede de varejo Magazine Luiza de racismo. "O povo não consegue mais entender um meme", escreveu a parlamentar.

"Sabe quem é racista? A Magazine Luiza e quem mais achar que os negros precisam de favor e ter vaga exclusiva para emprego, porque não têm capacidade intelectual. Nem falem que é falta de oportunidade porque pobre branco tem as mesmas dificuldades", justificou.

A deputada também criticou o Ministério Público do Trabalho. "Meu único preconceito é com a má fé esquerdista. Aliás, é pós- conceito diante dos fatos", assegurou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias