Home / Internacional

INTERNACIONAL

Xi Jinping visitará Rússia para discutir cooperação estratégica

Líderes da China e Rússia se encontram em Moscou para discutir cooperação estratégica, enquanto parceria militar entre os países gera preocupações no Ocidente.

Xi Jinping visitará Rússia para discutir cooperação estratégica Xi Jinping visitará Rússia para discutir cooperação estratégica

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou que fará uma visita de Estado à Rússia na próxima semana para se reunir com o líder do país, Vladimir Putin. Os dois líderes discutirão a "cooperação estratégica" entre as duas nações, de acordo com o Kremlin, que também confirmou o encontro. A visita de Xi Jinping ocorre em meio a crescentes preocupações no Ocidente sobre uma possível parceria militar entre os dois países.

A China tem se aproximado cada vez mais da Rússia nos últimos anos, com ambos os países buscando fortalecer seus laços econômicos e militares. As crescentes tensões com o Ocidente têm levado a uma maior cooperação entre a China e a Rússia em várias áreas, incluindo tecnologia, energia e comércio. No entanto, a cooperação militar entre os dois países tem gerado preocupações na Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com o serviço de inteligência do Reino Unido, a China e a Rússia têm ensaiado uma parceria militar que preocupa o Ocidente. A parceria envolveria a China fornecendo armas e equipamentos militares para a Rússia, em troca de tecnologia e outros recursos.

A visita de Xi Jinping à Rússia ocorre em um momento em que as relações entre a China e o Ocidente estão tensas. As tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, bem como as críticas ocidentais à postura da China em relação aos direitos humanos, têm levado a uma maior aproximação entre a China e a Rússia.

A visita de Xi Jinping à Rússia também é significativa, pois será a primeira vez que ele visitará o país desde o início da guerra na Ucrânia, em 2014. A última vez que Xi visitou a Rússia foi em 2019. Putin, por sua vez, compareceu no ano passado à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim e se encontrou com Xi Jinping em setembro de 2022 em uma reunião regional de segurança no Uzbequistão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias