Home / Internacional

INTERNACIONAL

Tribunal de Haia manda prender Putin

Tribunal Internacional sediado na Holanda emite mandado de prisão para atual presidente Russo

Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Haia manda prender Putin

O Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia, expediu mandados de prisão contra Vladimir Putin e Maria Lvova-Belova.

Como justificativa para a publicação dos mandados, o Tribunal alega que tanto Putin, quanto Maria Lvova seriam responsáveis por crimes de guerra, dentre eles os de deportação forçada de crianças e transferência ilegal de menores da Ucrânia para a Rússia.

Belova é uma autoridade russa, apontada pelo Tesouro Norte-Americano como principal chefe do suposto esquema de deportação forçada de crianças:

“Os esforços de Lvova-Belova incluem especificamente a adoção forçada de crianças ucranianas em famílias russas, a chamada ‘educação patriótica’ de crianças ucranianas, mudanças legislativas para acelerar o fornecimento de cidadania da Federação Russa a crianças ucranianas e a remoção deliberada de crianças ucranianas pelas forças da Rússia” afirma.

Apesar dos esforços empreendidos pelo TPI para por fim a esta guerra, a Rússia não reconhece oficialmente a autoridade do tribunal, e consequentemente não está obrigada a cumprir suas decisões.

Para que as prisões descritas nos mandados sejam cumpridas, é necessário que qualquer cidadão russo que seja por ventura acusado por Haia, teria que ser voluntariamente entregue pelo governo de Putin, ou que fossem presos fora do território Russo.

Oque é o Tribunal de Haia?

O Tribunal de Haia é uma corte internacional, que deu início a sua atuação no ano de 2002, que possui jurisdição em cerca de 123 países. Neste Tribunal, são investigados e julgados crimes considerados graves pela comunidade internacional, como genocídios, crimes de guerra e contra a humanidade.

Atualmente a corte não conta com membros brasileiros.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias