Home / Internacional

INTERNACIONAL

Tabloide britânico emite pedido de desculpas ao Príncipe Harry por coleta ilegal de informações

Príncipe Harry e 100 celebridades processam editora de jornal por invasão de privacidade.

Príncipe Harry. Príncipe Harry.

A editora Mirror Group Newspapers, que publica o tablóide britânico Daily Mirror, concedeu um pedido de desculpas público ao príncipe Harry nesta quarta-feira (10) por coletar ilegalmente informações sobre ele. Cerca de 100 celebridades, incluindo atores, astros do esporte, cantores e personalidades da TV, estão processando a editora, acusando suas publicações de acesso habitual a informações privadas por meio de hackers generalizados, fraudes e outros meios ilícitos entre 1991 e 2011.

Os reclamantes afirmam que o comportamento ilegal do Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People ocorreu com pleno conhecimento de editores seniores e altos executivos que, segundo eles, sabiam disso, aprovaram e ativamente o encobriram. No entanto, o Mirror Group Newspapers está contestando as alegações, argumentando que algumas foram feitas tarde demais e rejeitando a maioria das outras, como dizer que não havia evidências de que Harry foi vítima de hacking. O grupo nega que qualquer figura importante tenha conhecimento de atos ilegais.

No entanto, em documentos apresentados ao Supremo Tribunal de Londres, o Mirror Group Newspapers ocorreu em uma ocasião que um investigador particular havia sido contratado para reunir provas sobre Harry ilegalmente em uma boate de Londres em 2004, dizendo que “pede desculpas sem reservas e aceita que (Harry) tem o direito de compensar adequadamente”.

Harry foi selecionado como um dos quatro casos de teste para o julgamento de sete semanas e deve prestar depoimento presenciado no início de junho, tornando-se o primeiro membro da realeza britânica a fazê-lo desde o século 19, de acordo com a mídia local . Seu advogado, David Sherborne, disse no tribunal nesta quarta-feira que “príncipe ou não, os métodos flagrantemente ilegais e ilegais que foram usados ​​pelo réu para obter todas as informações sobre sua vida fora dos deveres reais foram francamente assustadores”.

Ele também está processando a Associated por difamação, com uma decisão sobre se ele pode ganhar o caso sem um julgamento. Todos os editores prometeram combater rigorosamente as reivindicações.

Desde que deixaram seus cargos reais em 2020, Harry e sua esposa Meghan atacaram tanto a imprensa quanto o palácio, incluindo aqueles que trabalhavam para seu irmão, o príncipe William, e sua madrasta, a rainha Camilla, dizendo que haviam conspirado com “mentiras” da mídia.

Em suas alegações ao tribunal, o MGN disse que muitas das 147 histórias que Harry afirma terem vindo por meios ilegais foram, na verdade, informadas por assessores que trabalhavam para a realeza, incluindo um dos ex-secretários de imprensa de seu pai.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias