Home / Internacional

INTERNACIONAL

Surto de gripe aviária na África do Sul leva ao abate de cerca de 7,5 milhões de aves

Escassez iminente de ovos e carne de frango preocupa consumidores e indústria avícola

Foto: Agência Brasil Foto: Agência Brasil

Dois surtos distintos de gripe aviária estão causando estragos na indústria avícola sul-africana e ameaçando o fornecimento de ovos e carne de frango para os consumidores.

Segundo o governo, aproximadamente 2,5 milhões de galinhas já foram abatidas para tentar conter os surtos. A Associação Sul-Africana de Aves informou que outros 5 milhões de galinhas poedeiras também foram mortas.

Isso representa cerca de 20-30% do rebanho total de aves do país, segundo o gerente geral da Associação Sul-Africana de Avicultura. Algumas mercearias em Joanesburgo já estão racionando a venda de ovos para um máximo de uma caixa por cliente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

O Ministro da Agricultura, Thoko Didiza, reconheceu que o país enfrenta um momento de "restrições no fornecimento". Para tentar garantir o abastecimento, o governo está acelerando o processo de licenciamento de importações. No entanto, a Namíbia proibiu a entrada de carne de frango e ovos vindos da África do Sul por conta dos surtos.

Wilhelm Mare, presidente do grupo avícola da Associação Veterinária Sul-Africana, alertou que até 8,5 milhões de galinhas poedeiras podem ser afetadas, além de mais de 10 milhões de aves no total. "Isso indica que teremos problemas com esta situação por um longo período", disse.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias