Home / Internacional

INTERNACIONAL

Sobreviventes relatam massacre de inocentes em ataque aéreo em Mianmar

Relatos de sobreviventes do ataque aéreo em Mianmar, além de críticas à resposta da comunidade internacional pelo relator especial da ONU.

Mídia local e entidades anti-junta divulgam imagens da destruição na vila atacada em Mianmar. Mídia local e entidades anti-junta divulgam imagens da destruição na vila atacada em Mianmar.

No dia 11 de abril, helicópteros e caças lançaram fogo e bombas em uma festa na aldeia de Pazigyi, em Mianmar, matando dezenas de mulheres e crianças, incluindo um bebê de apenas seis meses de idade. Embora a junta militar tenha afirmado que o alvo era um grupo de "terroristas", meia dúzia de testemunhas oculares e sobreviventes informou que os alvos eram civis desarmados que estavam desfrutando de uma celebração comunitária.

O ataque em Pazigyi é considerado o mais mortífero das forças da junta contra civis desde que o poder há dois anos. Desde então, a junta tem usado seu poder aéreo para esmagar um movimento de resistência determinado a remover os militares do poder e restaurar a democracia. Infelizmente, esses ataques também atingem civis, escolas, hospitais e residências.

Segundo o embaixador de Mianmar nas Nações Unidas, Kyaw Min Tun, que representa o NUG, houve 56 ataques aéreos da junta militar entre janeiro e março deste ano.

Além do ataque mortal em Pazigyi, os militares retornaram à área dez dias depois para realizar "operações de limpeza", enviando cerca de 200 soldados para a área para "matar qualquer um que ficasse". De acordo com um sobrevivente que disse em anonimato à rede CNN, 30 membros de sua família foram mortos no ataque, o mais novo tinha apenas dois anos e o mais velho 70.


		Sobreviventes relatam massacre de inocentes em ataque aéreo em Mianmar
Fonte: Reprodução/Internet

Vídeos e imagens mostram mostram corpos, alguns queimados irreconhecíveis ou em pedaços, bem como prédios e veículos destruídos e muitos escombros. Outros mostram a dor cega de sobreviventes e familiares, de pais gritando por seus filhos.

Os sobreviventes estão lutando por comida e água e temendo novos ataques. Equipes de resgate e aldeões passaram dias limpando o local, varrendo detritos e queimando carne humana que cobria o chão. Alguns sobreviventes fugiram para a floresta em busca de segurança e dizem que agora estão com medo de voltar para suas aldeias.

Esses ataques indiscriminados a civis mostram a brutalidade e a falta de respeito pela vida humana por parte da junta militar em Mianmar. O mundo precisa se unir para condenar essas atrocidades e pedir por uma solução sofrida e democrática para a crise política em Mianmar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias