Home / Internacional

INTERNACIONAL

Reciprocidade: Brasil e Japão firmam acordo para isenção de vistos

Medida assinada entra em vigor a partir do 30 de setembro

Imagem ilustrativa da imagem Reciprocidade: Brasil e Japão firmam acordo para isenção de vistos

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nova medida assinada entre Brasil e Japão. Segundo o acordo assinado, cidadãos brasileiros passam a contar com a isenção de vistos para realização de viagens de turismo no Japão, o benefício alcançará aquelas pessoas que realizarem viagens com duração de ate 90 dias.

Com a assinatura do acordo, cidadãos Japoneses também contarão com a reciprocidade do benefício, ou seja, poderão viajar a turismo para o Brasil sem a necessidade de solicitação prévia de visto. De acordo com a nota emitida pelo MRE, as isenções são válidas pelos próximos três anos e passam a valer a partir do dia 30 de setembro de 2023.

Ainda de acordo com o MRE, a adoção de tal medida tem ligação direta com a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão, realizada no último mês de maio. Na ocasião o Primeiro Ministro Fumio Kishida anunciou a concessão do benefício ao Brasil, o que permitiu a aplicação da isenção com base na política Migratória Brasileira que preza pela igualdade de tratamento entre os Estados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Segundo o Governo Brasileiro, esta será a métrica adotada com países como Austrália, Canadá e EUA, que foram beneficiados outrora com a isenção de vistos dada pelo Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O MRE afirma que caso não haja reciprocidade, vai voltar a exigir vistos para entrada de seus cidadãos em terras brasileiras.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias