Home / Internacional

INTERNACIONAL

Otan suspeita que Putin tenha pedido armas letais à China

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirma ter "sinais" de que Putin solicitou armas letais à China e faz apelo para que países-membros,ficar em alerta

Otan suspeita que Putin tenha pedido armas letais à China. Otan suspeita que Putin tenha pedido armas letais à China.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, fez um alerta à China na terça-feira (21) sobre o fornecimento de armas letais à Rússia durante uma reunião entre os líderes dos dois países em Moscou. Stoltenberg afirmou que a China não deve fornecer ajuda letal à Rússia, pois isso seria apoiar uma guerra ilegal. Embora não tenha visto nenhuma prova disso, ele disse que há sinais de que a Rússia fez o pedido e que o assunto é considerado em Pequim pelas autoridades chinesas.

Além disso, Stoltenberg pediu aos países-membros da Otan que acelerem os aumentos nos gastos com defesa, pois novos números mostram que menos de um quarto deles cumprem a meta da aliança. Ele destacou que a invasão da Ucrânia mostrou que o mundo se tornou mais perigoso e que os aliados da Otan tiveram que responder estabelecendo e cumprindo metas de gastos militares mais ambiciosas.

Segundo estimativas do relatório anual da Otan, divulgado na terça-feira, apenas sete dos 30 países da aliança cumpriram a meta atual de gastar 2% do PIB em defesa em 2022, um a menos do que em 2021. Stoltenberg disse que a Otan esperava que mais dois membros atingissem a meta, mas suas economias cresceram mais do que o previsto, e seus gastos caíram como uma parcela do PIB.

Os membros da Otan têm aumentado constantemente seus gastos com defesa em geral desde que as forças russas anexaram a Crimeia e entraram em Donbass, no leste da Ucrânia, em 2014. No entanto, Stoltenberg afirmou que a invasão em grande escala do ano passado mostrou a necessidade de gastar mais e que o ritmo atual de aumentos nos gastos com defesa não é alto o suficiente. Ele concluiu sua mensagem pedindo aos aliados que acelerem e entreguem mais em um mundo cada vez mais perigoso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias