Home / Internacional

INTERNACIONAL

Os Estados Unidos está se preparando para o aumento significativo no fluxo de imigrantes em maio

Política de extradição de imigrantes ilegais nos EUA será encerrada em maio.

Estados Unidos se preparam para aumento significativo no fluxo de imigrantes em maio. Estados Unidos se preparam para aumento significativo no fluxo de imigrantes em maio.

Nos Estados Unidos, as autoridades estão se preparando para um aumento no fluxo de imigrantes na fronteira com o México a partir de maio. Isso porque, no próximo mês, o Título 42, uma política de imigração implementada durante o governo de Donald Trump, será encerrado. Essa medida dá ao governo americano o poder de extraditar imigrantes que chegam ao país de forma ilegal.

A rotina de um abrigo na cidade de El Paso, no Texas, e o impacto nos moradores da região. Muitos imigrantes estão dormindo em caixas e barracas improvisadas, enfrentando as condições precárias do local. "Às vezes, dormimos como você está vendo, pela manhã, à noite, ou mesmo no frio. Tem sido difícil, muito difícil", relatou uma mulher, mãe de três filhos. "Como qualquer mãe, quero ser feliz e ter uma vida melhor. É difícil, mas não impossível."

Segundo o vice-diretor do centro de imigração, John Martin, os imigrantes estão nessa situação porque não há espaço para acomodá-los. "A realidade é que eles estão lá fora por um único motivo: simplesmente não temos espaço físico no abrigo. Estamos fazendo o melhor com os recursos que temos, mas isso não é sustentável", afirmou.

Diante dessa situação, as autoridades locais já estão se preparando para abrigar os imigrantes em escolas e evitar que fiquem nas ruas. No entanto, moradores estão preocupados com a falta de comunicação da prefeitura de El Paso. "É uma preocupação. Que tipo de controle vamos ter? Que tipo de segurança será fornecida para o bairro?", questionou um morador local. "Eu gostaria que a prefeitura se pronunciasse. Somos só nós, vizinhos, tentando entender a situação. Eu queria que a cidade pelo menos nos informasse, deixasse um aviso na porta, essas coisas."

Os vizinhos contaram que, em dezembro passado, escolas locais ficaram cheias de imigrantes, e os moradores não foram informados pela prefeitura sobre protocolos de segurança. A prefeitura de El Paso disse à imprensa que entrará em contato com os bairros impactados e que tomará medidas de segurança caso seja necessário. "Se os dois locais forem mobilizados novamente, como fizemos no passado, nos comprometemos a aumentar as medidas de segurança, como patrulhas 24 horas por dia, vigilância de perímetros e instalação de cercas em todo local adjacente a um campus operacional", afirmou em comunicado.

No entanto, a questão imigratória nos Estados Unidos é complexa e controversa. Enquanto alguns defendem a proteção dos direitos dos imigrantes e o acolhimento humanitário, outros se preocupam com a segurança nas fronteiras e alegam que a entrada ilegal de imigrantes pode representar um perigo para o país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias