Home / Internacional

INTERNACIONAL

Marinha dos EUA envia destróier próximo a ilha do Mar da China Meridional

Marinha dos EUA reforça presença no Mar da China Meridional em meio a tensão com a China por disputas territoriais e reivindicações de ilhas.

Manobras acirram tensões entre EUA e China na já complicada região. Manobras acirram tensões entre EUA e China na já complicada região.

A Marinha dos EUA enviou um destróier para o Mar da China Meridional, próximo a uma ilha contestada, Mischief Reef, também conhecida como Ilha Meiji pela China. Uma ação ocorreu enquanto os militares chineses realizavam experiências de força em torno de Taiwan, em resposta a uma visita do presidente de Taiwan aos Estados Unidos. Mischief Reef está localizado na Zona Econômica Exclusiva das Filipinas, mas a China tem reivindicado sua soberania, construindo infraestruturas militares na região.

Os EUA alegam que as ações da China violam a Convenção do Direito do Mar, uma vez que áreas submersas como Mischief Reef não têm direito a um mar territorial. A China, por sua vez, afirmou sua soberania sobre as ilhas do Mar da China Meridional e suas águas próximas. A operação de liberdade de navegação (Fonop) do contratante USS Milius defendeu os direitos de embarcações de qualquer nação de operar na área, de acordo com um comunicado da 7ª Frota da Marinha dos EUA.

Essa ação dos EUA ocorreu em meio aos exercícios militares em grande escala realizados pelas forças chinesas ao redor da ilha de Taiwan, que é uma democracia autônoma e é reivindicada pela China como parte de seu território. As tensões foram exacerbadas pela recente visita do presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, aos Estados Unidos, onde se encontrou com autoridades norte-americanas, incluindo o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, o que provocou uma forte reação da China.

Os EUA têm controlado operações de liberdade de navegação no Mar da China Meridional para contestar as reivindicações territoriais excessivas da China e garantir o direito de livre navegação na região, mesmo em meio a eventos atuais e regionais. A situação no Mar da China Meridional permanece como um ponto de disputa geopolítica entre os EUA e a China, com indicação para a estabilidade e segurança na região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias