Home / Internacional

INTERNACIONAL

Jato chinês C919 terá voo de estreia neste fim de semana

O novo jato almeja concorrer com as aeronaves da Boeing e Airbus

Imagem ilustrativa da imagem Jato chinês C919 terá voo de estreia neste fim de semana

A companhia aérea chinesa China Eastern Airlines fará neste fim de semana o primeiro voo comercial com passageiros no novo jato C919. Esse é o primeiro modelo de avião de grande porte fabricado fora dos EUA e da Europa, sendo uma aeronave bimotor de corredor único, com 164 assentos em uma configuração de cabine de duas classes.

O C919, fabricado pela Commercial Aviation Corp of China (Comac), é o primeiro jato de passageiros de corredor único construído na China e tem autonomia de voo de 5.552 quilômetros.Em maio de 2022, a China concluiu um voo-teste do C919, mas só recebeu a certificação de aeronavegabilidade por parte da agência reguladora chinesa em setembro do ano passado.

O início da operação comercial do C919 traz esperança para a China de quebrar o histórico duopólio da europeia Airbus e da americana Boeing na indústria mundial de fabricação de aeronaves. Em sua Rota inicial a aeronave vai decolar de Xangai para Pequim às 10h45min deste domingo, 23h45min horário de Brasília

Segundo informações da a agência de notícias Reuters, tanto a companhia aérea como a fabricante não divulgaram informações sobre o primeiro voo comercial do C919, porém aconteceria neste fim de semana depois que a Shanghai Stamp Collecting Corporation divulgou uma foto de um selo comemorativo do voo C919, com data de 28 de maio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias