Home / Internacional

INTERNACIONAL

Instagram lança Threads, sua nova rede social para competir com o Twitter

Com recursos semelhantes ao Twitter e base de usuários do Instagram, o Threads chega para oferecer atualizações em tempo real e conversas públicas

Imagem ilustrativa da imagem Instagram lança Threads, sua nova rede social para competir com o Twitter

O Instagram lançou nesta quarta-feira (05/7), o Threads, uma nova rede social que visa competir com o Twitter. Recentemente, o Twitter anunciou um limite temporário para a leitura de posts. O Threads está disponível para Android e iPhone (iOS) e aproveitará a extensa base de usuários do Instagram, que ultrapassa 2 bilhões.

No Threads, os usuários podem fazer login e encontrar amigos por meio de suas contas do Instagram. Aqueles que conectarem suas contas mostrarão o número de inscrição no novo aplicativo em sua biografia do Instagram. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi o primeiro a entrar no Threads.

A nova rede social é descrita como um espaço para "atualizações em tempo real e conversas públicas" e se assemelha a plataformas como Twitter, Bluesky e Mastodon. Ela permite posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Os usuários também podem curtir, comentar e compartilhar o conteúdo de outras pessoas.


		Instagram lança Threads, sua nova rede social para competir com o Twitter
Fonte: Reprodução

Uma diferença notável em relação ao Twitter é que o Threads não possui uma seção de tópicos em alta, que mostra os assuntos mais comentados na plataforma. No entanto, de acordo com a nova rede social, esse recurso será lançado no futuro.

No Threads, os usuários têm controle sobre quem pode responder a seus posts: todos, apenas seguidores ou apenas as contas mencionadas. A plataforma também oferece recursos de segurança, como um filtro para ocultar termos específicos nos comentários. Os usuários bloqueados no Instagram também serão bloqueados no Threads.

Embora o lançamento oficial do Threads estivesse previsto para quarta-feira, dia 6, às 11h, o Instagram decidiu antecipá-lo para esta quarta-feira, dia 5, às 20h.

O Instagram anunciou que está trabalhando para tornar o Threads compatível com redes sociais abertas, utilizando o padrão aberto ActivityPub, usado pelo Mastodon. Isso significa que mesmo aqueles que não possuem o Threads poderão seguir e interagir com pessoas na rede social. A empresa afirmou que planeja trabalhar em colaboração com o ActivityPub para permitir que as pessoas transfiram seu conteúdo para outros serviços, caso optem por deixar de usar o Threads.

O lançamento do Threads ocorre em um momento em que o Twitter implementou mudanças em sua plataforma. No último sábado, dia 1º, Elon Musk, que adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões, anunciou um limite temporário para a leitura de posts na rede social. Com essa mudança, usuários não verificados podem ler no máximo 1.000 tweets por dia. Apenas os usuários verificados ou assinantes do Twitter Blue, a versão paga do Twitter que custa R$ 42 por mês, têm o limite máximo de 10.000 posts diários para leitura.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias