Home / Internacional

Internacional

Incêndio em boate resulta na morte de nove pessoas

Tragédia aconteceu em Múrcia, cidade da região sudeste da Espanha

Câmpus da UFG Aparecida de Goiânia em sede própria no bairro Fazenda Santo Antônio – Foto: Divulgação/UFG Câmpus da UFG Aparecida de Goiânia em sede própria no bairro Fazenda Santo Antônio – Foto: Divulgação/UFG

As Forças de Segurança espanholas contabilizaram nove mortes após incêndio na boate Teatre, na madrugada do domingo 1º de outubro – entre 6h e 7h desta manhã, no horário de Brasília.

As informações são de que o fogo teve início em outra casa de diversão noturna vizinha (La Fonda, que abriga também um restaurante) e se espalhou para pontos comerciais vizinhos (as também casas noturnas Teatre e Golden), em região conhecida como Las Atalayas.

José Ballesta, prefeito local, publicou na rede social X (antigo Twitter) que rapidamente as equipes iniciaram o trabalho de resgate. ‘Os serviços de emergência confirmaram sete mortos [número inicial] no interior da boate Teatre’, escreveu. Vídeos compartilhados pelo Corpo de Bombeiros expõem o grau de dificuldade para combater as chamas, através do suporte de 12 veículos e 40 profissionais da corporação. As investigações para apurar a causa do incêndio tiveram início instantâneo. A Prefeitura decretou três dias de luto.

Quatro pessoas ficaram feridas. Até o fechamento da reportagem, as equipes de emergência trabalhavam com a possibilidade de que haja outras vítimas, inclusive fatais, face duas pessoas não terem sido localizadas.

Relatos de goianos

A reportagem do Diário da Manhã Online fez contato com duas pessoas de Goiás que têm Múrcia em seus cotidianos direta e indiretamente. Uma delas, Carlos Ferreira Matos Oliveira, de Ceres e morador da cidade europeia há 12 anos, informou estar fixado com a esposa um filho de oito anos, em bairro localizado 11 quilômetros distantes da boate, local onde já esteve, prestando serviço. “Outras vezes passei em frente, de carro. Eu sei onde fica essa boate”, destaca.

Fabrícia Silva Gomes, natural de Senador Canedo, tem um irmão (Maurício Silva Santos), 59 anos, residente na cidade espanhola desde 2015 e que trabalha no ramo de construção civil. “Graças a Deus, ele não tem chance de estar envolvido nessa tragédia, pois é evangélico e não frequenta ambientes assim. Até passei uma mensagem [pelo aplicativo WhatsApp] ao meu irmão [por volta das 8h40, horário de Brasília] e ele respondeu que ficou sabendo assistindo televisão”, comenta.

Boates na Espanha se tornaram redutos de brasileiros, nas condições de funcionários ou de busca por diversão. Entre as pessoas da segunda opção, constam famosos de diferentes segmentos, caso recente da presença do jogador Neymar em uma delas.

Incêndios em boates no mundo são registrados ao longo dos anos e no Brasil a maior tragédia aconteceu em janeiro de 2013, matando duzentas e quarenta e duas pessoas e ferindo outras seiscentas e trinta e seis na boate Kiss, localizada em Santa Maria-RS.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias