Home / Internacional

INTERNACIONAL

Governo brasileiro mobiliza aeronaves e equipe médica para trazer cidadãos de volta ao país em segurança

Avião da FAB parte para repatriar brasileiros em meio ao conflito em Israel e Palestina

Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) [fotografo] Marcos Corrêa/PR [/fotografo] Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) [fotografo] Marcos Corrêa/PR [/fotografo]

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou neste domingo (8) de Natal (RN) com destino a Roma, na Itália, com o objetivo de repatriar brasileiros que desejam deixar a região de Israel e Palestina devido ao conflito recente.

A FAB planeja que a aeronave siga para Tel Aviv na tarde de segunda-feira (9) ou na terça-feira (10) para realizar a primeira repatriação.

O governo brasileiro reservou um total de seis aeronaves para essa missão. Dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, e dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, foram disponibilizados, além de duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade para 40 passageiros cada.

Inicialmente, um KC-30 foi enviado à Itália para ficar mais próximo da região do conflito, enquanto as embaixadas finalizam a primeira lista de brasileiros a serem repatriados. A equipe que seguirá para a região conta com médicos e psicólogos para prestar assistência aos brasileiros.

O comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, afirmou que a missão está sendo adaptada segundo as necessidades apresentadas pelos ministérios.

Um brigadeiro está auxiliando na consolidação dos brasileiros nas embaixadas da região, incluindo Egito, Jordânia e Israel, para garantir que todos os brasileiros que desejarem retornar sejam incluídos.

Vale ressaltar que muitos brasileiros já estão optando por voos comerciais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A primeira lista com os brasileiros a serem repatriados deve ser concluída na manhã de segunda-feira (8). Além de Tel Aviv, os aviões do governo brasileiro poderão utilizar aeroportos de países vizinhos a Israel e Palestina.

O Itamaraty tem monitorado os brasileiros na região e identificado aqueles que desejam retornar ao Brasil. Estima-se que haja cerca de 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina, sendo a maioria fora da área afetada pelos ataques.

Até o momento, um brasileiro está ferido e três estão desaparecidos, após participarem de um festival de música em Israel. O governo brasileiro está empenhado em garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros nessa situação delicada.

Neste domingo (8), será realizada uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, convocada pelo Brasil, que atualmente ocupa a presidência do órgão. Durante a reunião, serão tomadas decisões no âmbito da ONU em relação aos ataques ocorridos na região.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias