Home / Internacional

INTERNACIONAL

Ex-presidente Donald Trump é denunciado por suborno a atriz pornô pela Justiça de Nova York

Republicano se torna o primeiro ex-presidente a ser acusado criminalmente nos Estados Unidos.

Donald Trump é indiciado pela Justiça de NY por suborno a atriz. Donald Trump é indiciado pela Justiça de NY por suborno a atriz.

A Justiça de Nova York decidiu denunciar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por suborno nesta quinta-feira (30). Ele é o primeiro ex-mandatário do país a ser acusado na esfera criminal. Segundo a denúncia, Trump teria pago US$ 130 mil para a atriz Stormy Daniels em 2016, para comprar o silêncio da artista que ameaçava divulgar um caso extraconjugal do ex-presidente em 2006.

As leis americanas permitem o pagamento de valores como esse, mas há suspeitas de que o dinheiro seria da campanha presidencial de Trump em 2016, o que é considerado crime. Na época, o dinheiro teria sido creditado como honorários advocatícios ao advogado Michael Cohen.

Pelas redes sociais, Trump se defendeu, dizendo ser vítima de perseguição e culpando seus adversários pelo indiciamento. Ele é pré-candidato à Casa Branca em 2024. A defesa de Trump afirmou que a responsabilidade é importante e que mantém o testemunho e as evidências fornecidas à promotoria.

O indiciamento de Trump não significa que ele será preso neste momento, é apenas um procedimento protocolar para constatar que a investigação do FBI apresentou provas suficientes para a abertura de um inquérito. As investigações devem continuar e podem durar meses até uma decisão definitiva.

Segundo o promotor responsável pelo caso, "ninguém está acima da lei, nem mesmo um ex-presidente. A acusação de hoje não é o fim deste capítulo; mas sim, apenas o começo". O caso promete ser um dos mais emblemáticos da história política dos Estados Unidos e pode ter grandes repercussões na corrida presidencial de 2024.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias