Home / Internacional

Internacional

Em Coober Pedy, 60% dos moradores vivem embaixo da terra devido ao calor

Calor: em momento de temperatura alta nas mais diferentes regiões brasileiras, uma curiosidade envolvendo o lugar e a população que vive embaixo da terra

Coober Pedy, na Austrália: 2,5 mil habitantes que têm casas subterrâneas – Foto: Site www.tricurioso.com Coober Pedy, na Austrália: 2,5 mil habitantes que têm casas subterrâneas – Foto: Site www.tricurioso.com

No centro da Austrália, existem pirâmides de areia, locais não habitados com grandes áreas onde predomina a poeira, característica diferenciada da região da capital Camberra, que detém água em abundância e clima agradável.

Ali vizinho da parte central, avançado ao Norte do País, a cena se modifica em localidade às margens de longa rodovia, onde se vê construções diferenciadas, construídas nas rochas de arenito e siltito ricas em ferro da região: montes de terra clara, lembrando antigos monumentos, contendo tubos de ventilação brancos na parte lateral, que se elevam do solo.

Observando por minutos, imagina-se não existirem vidas humanas fixadas no lugar, que vem a ser a cidade de nome Coober Pedy, fundada em 1910, integrante do Estado (Unidade Federativa) Austrália Meridional e constituída de mineradores de opala (minério típico do País extraído por pequenas operações de mineração).

Segundo dados do governo australiano, são cerca de 2,5 mil habitantes e 60% da população tem moradias subterrâneas. Da mesma forma, nas construções abaixo do nível do solo, onde a temperatura é agradável (23 graus Celsius), estão cravados pontos comerciais e de prestação de serviço, a exemplo de lojas de diversos segmentos, restaurantes, bares, hotéis e uma unidade da Igreja Ortodoxa Sérvia. Em média, as estruturas são edificadas no mínimo com quatro metros de profundidade, evitando que o teto desabe.

São comuns ainda as cavernas, redutos onde muita gente permanece por períodos. Nas pouquíssimas casas com aparência exterior normal, o interior é sinônimo de cômodos e passagens subterrâneas. Quem convive acima do solo enfrenta o alto calor e, lida com noites frias de inverno, quando as temperaturas caem até dois graus Celsius.

Hábito da antiguidade

Cidade sem árvore, tida como a Capital Mundial de Opala e maior produtora mundial do minério, Coober Pedy atinge 52 graus Celsius no verão.

Em diferentes partes do mundo, cerca de dois milhões de anos atrás as pessoas já se refugiavam embaixo da terra e os primeiros registro advêm da África do Sul.

Mais informações sobre a cidade podem ser obtidas clicando aqui!

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias