Home / Internacional

INTERNACIONAL

Coreia do Norte lança míssil balístico em meio a tensões com Coreia do Sul e EUA

Coreia do Norte adverte sobre resposta severa a provocações de inimigos.

Coreia do Norte lançou míssil balístico nesta quinta-feira (15). Coreia do Norte lançou míssil balístico nesta quinta-feira (15).

A Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance em sua costa leste, pouco tempo depois de condenar os exercícios militares conjuntos realizados pelas tropas sul-coreanas e norte-americanas. A ação ocorreu enquanto o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, estava em Tóquio para reuniões com autoridades japonesas e sul-coreanas.

Durante o encontro entre Sullivan, Cho Tae-yong (conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul) e Takeo Akiba (conselheiro de segurança nacional do Japão), os três discutiram o programa de mísseis norte-coreano e reafirmaram o compromisso de trabalhar juntos para persuadir Pyongyang a abandonar suas armas nucleares.

Enquanto isso, o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, testemunhou os exercícios conjuntos de tiro real entre milhares de soldados sul-coreanos e norte-americanos. Essa demonstração de força é considerada necessária para conter a Coreia do Norte.

Um porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Norte afirmou que os exercícios aumentam a tensão militar na região e que suas forças responderão severamente a qualquer tipo de protesto ou provocação por parte dos inimigos.

Vale ressaltar que recentemente Pyongyang tentou lançar um satélite espião sem sucesso, e seus programas de mísseis balísticos e armas nucleares foram banidos por resoluções das Nações Unidas. Os esforços diplomáticos para reduzir as tensões e persuadir a Coreia do Norte a abandonar seu arsenal nuclear foram interrompidos.

Além disso, a Coreia do Sul processou o país vizinho em US$ 35 milhões como compensação pelo escritório de ligação que foi explodido em 2020, destacando o rompimento dos laços entre os dois países enquanto a Coreia do Norte continua avançando com seus programas de armas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias