Home / Internacional

INTERNACIONAL

Coreia do Norte anuncia preparação para lançar satélite espião

Líder norte-coreano afirma que satélites serão usados para espionagem militar e gera preocupação na comunidade internacional..

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, intensificou os testes de mísseis este ano. O líder norte-coreano, Kim Jong Un, intensificou os testes de mísseis este ano.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, ordenou que as autoridades do país se preparem para lançar o primeiro satélite de reconhecimento militar, informou a mídia estatal norte-coreana KCNA na quarta-feira (19). Durante sua visita à Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial nesta terça-feira (18), Kim disse que a produção de satélites de reconhecimento militar da Coreia do Norte foi concluída e ordenou o lançamento de "vários satélites de reconhecimento".

A Coreia do Norte anunciou em dezembro passado ter realizado um "importante teste de estágio final" para o desenvolvimento de um satélite espião. A agência de desenvolvimento espacial do país afirmou que os preparativos para o primeiro satélite de reconhecimento militar seriam concluídos até abril de 2023.

Apesar das alegações da Coreia do Norte, imagens recentes de satélite do centro de lançamento espacial do país não mostram sinais de um lançamento iminente, disse Dave Schmerler, pesquisador associado sênior do James Martin Center for Nonproliferation Studies nos Estados Unidos.

No entanto, Schmerler destacou que a Coreia do Norte poderia lançar o satélite por meio de um veículo móvel rodoviário, como fez com seus recentes lançamentos de mísseis. Kim Jong Un enfatizou o papel dos satélites militares para proteger a segurança nacional e a estabilidade territorial do país em meio à escalada de ameaças e desafios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

O líder norte-coreano disse que a aquisição de satélites de reconhecimento militar era "indispensável" e chamou-os de "direito à soberania nacional e autodefesa", citando as tensões na península coreana e a necessidade de gerenciar "ameaças em potencial". A mídia estatal KCNA informou que Kim Jong Un também discutiu o papel dos satélites na implantação preventiva da força militar, de acordo com a situação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias