Home / Internacional

INTERNACIONAL

Conflito na Ucrânia não afeta a posição da China sobre Taiwan, diz relatório

Relatório aponta que conflito na Europa pode aumentar os gastos militares na Ásia-Pacífico.

Guerra na Ucrânia e crescente disputa entre os Estados Unidos e a China serão temas abrangentes na cúpula de segurança. Guerra na Ucrânia e crescente disputa entre os Estados Unidos e a China serão temas abrangentes na cúpula de segurança.

Um relatório divulgado pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) antes da cúpula de segurança em Singapura destacou que a China continua sendo o "principal desafio de longo prazo" para a ordem internacional. O documento ressalta que a recente invasão da Ucrânia pela Rússia não parece ter mudado a perspectiva de Pequim em relação a um possível ataque a Taiwan. Além disso, o relatório observa que o conflito europeu pode acelerar as tendências na região da Ásia-Pacífico em direção ao aumento dos gastos militares e ao desenvolvimento de capacidades militares.

A cúpula de segurança em Singapura, conhecida como Shangri-La Dialogue, tratará dessas preocupações, bem como da crescente disputa entre os Estados Unidos e a China. No entanto, os chefes de defesa dos EUA e da China não devem se encontrar neste ano, refletindo a tensão nas relações bilaterais. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, expressou sua preocupação com a falta de comunicação entre os dois países, alertando para a possibilidade de um incidente que poderia se tornar incontrolável rapidamente.

O relatório do IISS destaca a importância de Taiwan nesse contexto, observando que a visão de Pequim sobre a ilha como um desafio interno moldou sua avaliação sobre o uso da força para recuperá-la. Embora não haja evidência de um cronograma fixo para um possível ataque a Taiwan, o documento ressalta que a tomada de decisão de Pequim levaria em consideração não apenas a capacidade militar, mas também as reações não militares dos EUA e seus aliados, incluindo possíveis efeitos psicológicos .

A retórica da China em relação a Taiwan tem gerado preocupação no Japão e em outros países da região. Enquanto a China continua a desenvolver suas capacidades militares, os esforços dos EUA e de seus aliados para fortalecer sua presença naval podem mudar o equilíbrio de poder. No entanto, muitos Estados regionais preferem evitar o jogo no confronto entre EUA e China, devido a suas dependências de álcool e ao temor de escalada.

O ministro da Defesa da China, Li Shangfu, participará da conferência em Singapura para discutir a visão de Pequim sobre a segurança regional. É a primeira vez que Li comparece ao evento desde que assumiu a carga. O relatório do IISS destaca a importância desses diálogos para promover a compreensão mútua e reduzir o estresse em uma região cada vez mais volátil. A cúpula aceitou de sexta a domingo, com discursos previstos do ministro Li e do secretário Austin.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias