Home / Internacional

INTERNACIONAL

China recusa convite dos EUA para reunião de chefes de defesa em Singapura

Oposição à reunião ocorre em meio a relações tensas entre os dois países.

China rejeita convite dos EUA para que chefes de defesa se reúnam em Singapura nesta semana. China rejeita convite dos EUA para que chefes de defesa se reúnam em Singapura nesta semana.

A China recusou o convite dos Estados Unidos para que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, se reunisse com seu homólogo chinês, Li Shangfu, no Fórum de Segurança de Diálogo Shangri-La em Singapura nesta semana, informou o Pentágono em um comunicado. A recusa da China ocorre em meio a relações tensas entre os dois países.

Segundo o comunicado, os EUA afirmaram que o convite foi feito no início de maio, porém a China rejeitou a proposta. Apesar disso, os EUA enfatizaram que a recusa não impedirá a busca por melhores linhas de comunicação entre os dois países.

"A falta de vontade da China de se envolver em discussões militares significativas não diminuirá o compromisso do Departamento de Defesa de buscar linhas de comunicação abertas com o Exército de Libertação do Povo (PLA) em vários níveis como parte da gestão responsável do relacionamento", afirmou Patrick Ryder, Secretário de Imprensa do Pentágono, na declaração.

Em resposta, a Embaixada da China nos EUA questionou a sinceridade e o significado do convite, citando as sanções impostas pelos EUA a autoridades, instituições e empresas chinesas. Embora a declaração não tenha mencionado especificamente as sanções contra Li, destacou-se que essas sanções foram impostas em 2018 pelo governo do ex-presidente Donald Trump devido à compra de armas russas pela China, incluindo uma aeronave de combate Su-35 e um míssil terra-ar S-400.

A falta de acordo para a reunião entre os chefes de defesa dos EUA e da China contribui para o aumento das tensões entre os dois países, que já enfrentam disputas comerciais e divergências em várias questões geopolíticas. O impasse evidencia os desafios existentes na relação entre as duas potências e ressalta a necessidade de diálogo e cooperação para promover a estabilidade e a segurança internacionais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias