Home / Internacional

INTERNACIONAL

China compromete-se a buscar solução política para a guerra na Ucrânia

Ministro das Relações Exteriores Chinês reforça compromisso com solução política na guerra da Ucrânia: Enviado especial à Rússia enfatiza esforços concretos.

China sempre aderiu a uma posição objetiva e justa sobre a Ucrânia, segundo Li Hui. China sempre aderiu a uma posição objetiva e justa sobre a Ucrânia, segundo Li Hui.

O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, anunciou neste sábado (27) que a China fará esforços concretos para buscar uma solução política para a crise na Ucrânia. A declaração foi feita citando o enviado especial para a Rússia, Li Hui, durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Li Hui, representante especial da China para assuntos da Eurásia e ex-embaixador na Rússia, teve encontros e conversas com Lavrov, assim como com os vice-ministros das Relações Exteriores Andrey Rudenkon e Mikhail Galuzin. Durante esses encontros, foram mantidas as relações entre China e Rússia, bem como um acordo político para a crise na Ucrânia.

Ambos os lados concordaram que uma recente visita do presidente chinês Xi Jinping a Moscou fortaleceu ainda mais a confiança política mútua. Li Hui enfatizou que a China fortalecerá os intercâmbios e diálogos com todas as partes envolvidas, incluindo a Rússia, e que a China sempre aderiu a uma posição objetiva e justa em relação à Ucrânia, buscando a paz e promovendo negócios.

A visita de Li Hui à Rússia foi o último destino de uma viagem por vários países, na qual Pequim afirmou ter como objetivo discutir um "acordo político" para a crise ucraniana. O ministro Qin Gang garantiu que a China segue os propósitos e princípios da Carta da ONU, decidindo sua posição com base nos méritos da situação e sempre apoiando a paz e o diálogo.

Além disso, os dois países concordaram em fortalecer a coordenação estratégica bilateral e multilateral, bem como os intercâmbios e a cooperação em diversas áreas. A China reiterou seu compromisso em contribuir para uma solução política duradoura na Ucrânia, buscando estabilidade e paz na região.

A situação na Ucrânia continua a despertar preocupações globais, e os esforços da China para buscar uma solução política demonstram sua posição de promover a paz e o diálogo como meios fundamentais para resolver crises internacionais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias