Home / Internacional

INTERNACIONAL

Blinken e ministro chinês falam em evitar conflitos nas relações EUA-Pequim

Secretário de Estado dos EUA e ministro chinês destacam importância de diálogo aberto.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang.. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang..

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, enfatizando a importância de manter linhas de comunicação abertas. A ligação ocorre antes da visita planejada de Blinken a Pequim, em um esforço para melhorar as relações entre as duas superpotências.

Durante a conversa, Blinken e Qin discutiram a necessidade de gerenciar responsavelmente as relações EUA-China para evitar erros de cálculo e conflitos. O secretário de Estado também abordou questões bilaterais e globais, enfatizando o compromisso dos EUA em levantar preocupações e explorar áreas potenciais de cooperação.

A leitura da chamada feita pela China destacou a desconfiança persistente entre os dois países, pedindo aos EUA que mostrem respeito pelas principais preocupações da China, como a questão de Taiwan, e que parem de interferir nos assuntos internos do país. O ministro chinês expressou a esperança de que os EUA possam chegar a um consenso com a China e promover a comunicação e a cooperação para estabilizar as relações bilaterais.

A visita planejada de Blinken à China não foi oficialmente anunciada, mas autoridades americanas e uma fonte familiarizada com o assunto afirmaram que o secretário de Estado deverá viajar para o país nas próximas semanas. Essa visita ocorre após uma série de reuniões entre altos funcionários dos EUA e da China, com a intenção de descongelar as relações e buscar um desenvolvimento saudável e estável.

As tensões entre os EUA e a China têm se intensificado nos últimos meses, com questões como Taiwan e o Mar da China Meridional contribuindo para a deterioração das relações. Ambos os países expressaram a necessidade de um diálogo aberto e construtivo para evitar a escalada de conflitos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias