Home / Internacional

INTERNACIONAL

Bactérias devoradoras de carne fazem mulher perder metade da face

.Um pequeno corte devido a um tombo fez com que bactérias entrassem no organismo da vítima, que quase perdeu a vida

Imagem ilustrativa da imagem Bactérias devoradoras de carne fazem mulher perder metade da face

Uma mulher de 51 anos foi infectada por bactérias devoradoras de carne devido a um ferimento quando caiu no forno. A infecção fez com que a britânica Donna Corden perdesse metade do rosto, além de quase perder a vida.

Donna havia caído e batido a cabeça no forno em 2017, o que lhe causou um ferimento na sobrancelha, o que não a preocupou muito, pois, segundo ela, "era minúsculo, provavelmente um corte de meia polegada".

Entretanto, um dia após a queda, a pequena lesão se agravou e a britânica começou a ficar preocupada, pois seu rosto inchou e o olho começou a ficar preto - longe da região onde estava o corte. "Ao redor da cavidade ocular e embaixo do olho, começaram a aparecer bolhas pretas", diz.

Com a ausência de melhorias no estado de saúde da mulher, sua filha Jaydem tomou a iniciativa e levou a mãe ao hospital. Lá, descobriram que, além da pele afetada, Donna sofria de insuficiência renal e sepse - uma infecção generalizada.

O preocupante diagnóstico veio logo em seguida: Donna estava sofrendo de uma infecção rara e letal conhecida como fasciíte necrotizante, causada por bactérias devoradoras de carne.

De acordo com relatos de caso da Revista Médica de Minas Gerais, a doença é caracterizada por uma necrose extensa e rapidamente progressiva, que normalmente ocorre no tecido celular subcutâneo e na fáscia muscular. O rosto de Donna já estava sendo corroído pelas bactérias, que avançavam em direção ao cérebro.

Como a doença é progressiva, Donna precisou de intervenção cirúrgica para impedir o avanço dos microrganismos. "Eles literalmente tiveram que remover metade do meu rosto. Eles estavam trabalhando contra o relógio lá", conta.

A mulher ficou em coma por quatro dias após a cirurgia e ficou conectada a uma máquina de suporte à vida por várias semanas.

Desde então, ela já passou por 16 cirurgias reconstrutivas e hoje aguarda por um procedimento para levantar um lado da boca. Ainda há planos de Donna de tatuar o enxerto para que sua cor fique mais próxima à do resto do corpo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias