Home / Internacional

INTERNACIONAL

FDA dos EUA aprova uso emergencial da vacina contra Covid-19, da Pfizer

Os Estados Unidos, onde a pandemia já matou mais de 295.000 pessoas, indicaram que o uso da vacina contra Covid-19 da Pfizer foi autorizado, nesta sexta-feira (12), e espera- se que as primeiras inoculações ocorram nos próximos dias.

Segundo a Administração de Alimentos e Fármacos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, consentiu a autorização de uso de emergência para a vacina, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech, que constatou ser 95% eficaz na prevenção da enfermidade nas últimas fases de seus testes e pode ser administrada em pessoas de 16 anos ou mais.

Acredita- se que os servidores de saúde e os idosos que vivem em casas de repouso tenham prioridade na primeira remessa de 2,9 milhões de doses este mês.

Conforme as autoridades sanitárias dos EUA, os serviços de transporte, os hospitais e as farmácias têm preparado uma campanha de transmissão a nível nacional.

A Pfizer afirmou que começará a enviar as doses imediatamente e os sistemas de saúde pública estatais têm planejado começar a vacinação já na segunda-feira.

O governo norte-americano planeja apressar a vacinação nas próximas semanas e meses, especialmente se a vacina da Moderna for aprovada rapidamente. Um grupo assessor dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA se reunirá neste sábado, para fazer recomendações cruciais sobre se alguns grupos, como mulheres grávidas e jovens de 16 anos, devem ser imunizados.

A autorização chega em um instante necessário, em que casos estão aumentando nos EUA, com milhares de mortes por dia, enquanto as unidades de cuidados intensivos de hospitais de todo o país estão perto da capacidade máxima, ameaçando gerar um colapso do sistema de saúde.

De acordo com o site Terra, a vacina da Pfizer/ BioNTech foi aprovada pela primeira vez no Reino Unido, no início do mês e os cidadãos já começaram a receber a vacina na terça-feira. O Canadá também autorizou a vacina e espera começar as inoculações na próxima semana.

México, Bahrein e Arábia Saudita também aprovaram a vacina da Pfizer.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias