Home / Internacional

INTERNACIONAL

Ex presidente do Uruguai morre aos 80 anos

Morreu na madrugada deste domingo (6), aos 80 anos, o ex - presidente do Uruguai Tabaré Vásquez, informou à família e o partido frente Ampla. Tabaré lutava há anos contra um câncer no pulmão e faleceu em casa.

Álvaro Vásquez, filho do ex - presidente postou em seu Twitter " hoje às 3 horas, enquanto descansava em casa, acompanhado por alguns familiares e amigos, devido a sua doença, faleceu Tabaré. Em nome da família, queremos agradecer a todos os uruguaios pelo carinho recebido por ele ao longo de tantos anos", destacou.

A frente Ampla fez três postagens lamentando a morte do político e destacando que ele foi um "exemplo de integridade política e compromisso inquebrável com nosso país e o nosso povo".

O atual presidente uruguaio, Luís Lacalle Pou, também usou seu Twitter para lamentar a morte do político. " enfrentou com coragem e serenidade sua última batalha. Tivemos momentos de diálogo pessoal e político que valorizo e que irei lembrar. O país está de luto. Descanse em paz presidente Tabaré Vásquez", postou.

Vásquez governou o Uruguai por duas vezes. A primeira, entre 2005 e 201, foi a primeira eleição de um mandatário representante da centro-esquerda desde o fim da ditadura militar. Assim que deixou o cargo, foi sucedido por José " pepe mijuca" (2010-2015), e assumiu novamente o posto entre 2015 e 2020.

Os dois líderes ficaram mundialmente conhecidos por políticas públicas progressistas, como a liberação do uso pessoal e recreativo de maconha, o casamento de pessoas do mesmo sexo e a regulamentação do aborto.

Por conta da pandemia do coronavírus, o velório e enterro serão reservados apenas para amigos e parentes. O corpo será velado na prefeitura de Montividéu e será sepultado no cemitério de Lá Teja, também na capital.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias